X

Sindical e Previdência

Sintrammar comemora seu centenário neste sábado (27)

O presidente do sindicato, Francisco Erivan, diz que apesar da data significativa para toda categoria, não haverá festa, apenas algumas reuniões com antigos e novos associados para relembrar o histórico de luta da categoria.

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2019 às 19:01

Atualizado em 27/07/2019 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma das mais antigas entidades de trabalhadores do Brasil está em festa. Contando com aproximadamente 19.000 homens que atuam sob o regime de vínculo empregatício e outros 1.450 pelo método avulso, o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias e Cargas em Geral de Santos e Região (Sintrammar) comemora seu centenário de fundação neste sábado (27).
 
Fundada em 27 de julho de 1919 como Sociedade dos Trabalhadores em Café, a entidade foi posteriormente denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos, e assim ficou nacionalmente conhecida em razão da relevância do Porto de Santos na exportação do produto, considerado na época um dos mais importantes para a economia brasileira. 
 
O presidente do sindicato, Francisco Erivan, diz que apesar da data significativa para toda categoria, não haverá festa, apenas algumas reuniões com antigos e novos associados para relembrar o histórico de luta da categoria que, a exemplo de muitas outras, passa por dificuldades diante do desemprego que assola o País. “Estamos perdendo postos de trabalho e só com o fechamento do terminal portuário da Libre, em Santos, perdemos 800 postos de trabalho que eram ocupados por nossos representados”, explica.

Cearense e oriundo do trabalho avulso como ensacador no porto de Santos, Erivan está na presidência desde o ano 2.000. “Apesar da retração do mercado de trabalho em geral, conseguimos nos últimos anos, bem antes da nova lei trabalhista, ampliar nossa representatividade para toda Baixada Santista, Litoral Norte e Sul com extensão até a divisa dos estados de São Paulo com o Paraná”, menciona o sindicalista, cujo atual  mandato vai até 2021.

Com cerca de 2 mil associados, Erivan cita que o pai do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Aristides Inácio da Silva (já falecido), é um dos sócios mais ilustres da entidade sindiocal.” À época morador da Rua Minas Gerais nº 275, em Vicente de Carvalho (Itapema), no Guarujá, Aristides carregou muitas sacas de café por mais de duas décadas para sustentar esposa e filhos, entre eles o ex-chefe da Nação”. 

Conclui mencionando que foi o ex-presidente Lula quem, em 27 de agosto de 2009, sancionou a lei 12.023, regulamentando a atividade da antiga e agora centenária categoria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter