X

São Vicente

Linha Vermelha de São Vicente sofre com abandono

Muretas e passarelas quebradas, buracos e entulhos são alguns dos problemas da Avenida Monteiro Lobato.

Caroline Souza

Publicado em 21/07/2019 às 08:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pedestres temem queda ao passar pelo local. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Quem precisa se locomover a pé pela Avenida Monteiro Lobato, em São Vicente, precisa tomar cuidado. Muretas e passarelas quebradas, diversos buracos e entulhos nas calçadas, raízes expostas e galhos de árvores caídos. Essa é a situação do canal da Linha Vermelha.

A parte do canal entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Espírito Santo é a que está em pior estado.

De acordo com os munícipes, a situação é resultado de fortes ventanias e chuvas. A Prefeitura chegou a retirar as árvores que caíram, mas o restante ainda não foi consertado.

"Está assim há cerca de oito meses", alega Valdir dos Santos, que mora próximo ao local. "Quando teve um vendaval, caíram as árvores e as muretas. Eles (equipes da Prefeitura) vieram e tiraram as árvores, mas não voltaram para fazer mais nada", reclama.

Segundo Valdir, o bairro tem muitos idosos e até o acesso da rampa de acessibilidade está em mau estado de conservação. "O pessoal passa muito com o carrinho, por conta do mercado que tem aqui, e já vi muitos caírem na rua. Felizmente, não dentro do canal. Sem as muretas da passarela, isso pode acontecer".

Janete Goes estava passeando com os cachorros pelo outro lado da calçada. O passeio público do canal já fez parte de seu trajeto, mas desde que os problemas surgiram ela prefere evitá-lo. "Depois das chuvas ficou assim. O canal encheu, as árvores caíram, o muro também e até agora ninguém veio consertar. Dá medo de passar".

Enquanto a Reportagem esteve no local, Maria Adelice chegou a tropeçar em um buraco, assim que saiu da passarela. "Você viu que eu tropecei para descer? Está perigosíssimo, porque não tem onde segurar", diz, referindo-se à uma das passagens do canal, em frente à Rua General San Martin, que está sem a mureta de proteção. "Não tem segurança nenhuma, mas eu prefiro passar por essa passarela do que pela outra, que também não é segura", conclui.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), informa que a reurbanização de toda Linha Vermelha, incluindo a mureta e a calçada do canal, está prevista no planejamento 2019 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). No entanto, não deu um prazo exato para a execução dos serviços.

Ainda segundo a Sedup, a limpeza do canal tem sido feita regularmente. "Além disso, está em andamento o Mutirão 'Mãos à Obra'. A ação é uma ampla frente de trabalho, que vai percorrer São Vicente até maio de 2020. A Linha Vermelha está na programação e, em breve, receberá os trabalhos".

A iniciativa citada é uma parceria entre Prefeitura e a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap). Por meio desse convênio, a Penitenciária 2 de São Vicente disponibilizou 75 reeducandos do regime semiaberto no Sistema Prisional de São Paulo. Nas frentes de trabalho, eles são divididos entre as duas áreas e ajudam as equipes da Prefeitura em serviços como tapa buraco, limpeza de ruas e avenidas e bueiros, pinturas de guias, varrição, capinação, reparos no sistema de iluminação, e fiscalização de calçadas irregulares, muros inacabados e terrenos abandonados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter