X

Polícia

Suspeito de assassinar PM a tiros é preso em Bertioga

Crime ocorreu em dezembro de 2018. Vítima estava de folga e sem farda quando foi abordada por quadrilha de assaltantes

LG Rodrigues

Publicado em 08/08/2019 às 12:08

Atualizado em 08/08/2019 às 12:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Suspeito de assassinar PM foi levado para delegacia de Bertioga / Reprodução/Google Street View

Agentes da Delegacia de Investigações Gerais de Santos (DIG) em conjunto com a Equipe da Corregedoria sobre Investigações de Policiais Militares Vítimas conseguiram prender na noite de terça-feira (6) um homem suspeito de assassinar um PM em Bertioga no fim de 2018.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-6), Cicero Eli da Silva, de 32 anos, seria um dos envolvidos na morte do cabo da Polícia Militar, Maurício Solon Mota.

A vítima foi morta a tiros no dia 10 de dezembro de 2018 logo depois de ser surpreendida pela ação de assaltantes armados e encapuzados nas proximidades de uma agência bancária localizada perto da Avenida Anchieta em uma região próxima da parte central do município.

De folga no dia do crime, Maurício estava sem farda e acompanhava um homem que iria realizar um depósito bancário quando notou a ação do grupo que estava em um carro prata estacionado na mesma avenida.

Imagens de câmeras de monitoramento captaram o momento em que o homicídio ocorreu. O vídeo divulgado à época mostra que Maurício foi baleado pelas costas segundos após perceber a aproximação dos criminosos. Em um primeiro momento, todos os assaltantes saem do mesmo carro juntos. Em seguida, dois indivíduos se separam do restante do grupo e andam na direção da vítima antes de anunciar o assalto. Ao perceber que eles estão armados, o PM tentou correr, mas foi alvejado enquanto fugia e caiu.

Um policial aposentado também foi abordado durante a mesma ação e agredido pela quadrilha. O automóvel usado pelos criminosos no dia do crime foi localizado horas após o homicídio. Durante o trabalho de perícia, os profissionais da Polícia Civil conseguiram encontrar diversas impressões digitais no interior do carro. Em informação registrada no boletim de ocorrência à época, os suspeitos também conseguiram fugir com a quantia de R$ 100 mil.

O suspeito preso nesta terça-feira foi encontrado por equipes policiais enquanto estava no bairro Jardim São Lourenço, em Bertioga. Ao ser abordado pelos agentes e identificado, ele foi levado até a delegacia da cidade antes de ser recolhido ao cárcere onde permanecerá à disposição da Justiça.

Operação

Este não é o primeiro suspeito de estar envolvido na morte do policial em Bertioga que foi preso em 2019. Em maio deste ano, uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) resultou na prisão de outros dois homens.

Inicialmente criada para combater o tráfico de drogas, a operação movimentou 70 policiais com o objetivo de combater a venda de entorpecentes na região de Guarujá e Bertioga. Os dois indivíduos detidos têm ligação com uma facção que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo. Ambos estão diretamente ligados ao grupo responsável pelo assassinato de Maurício e também com o sequestro de um jovem de 21 anos ocorrido na região pouco antes das prisões terem sido efetuadas pelas autoridades. Na época, os trabalhos do Gaeco e do Baep também resultaram na apreensão de drogas e armas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter