X

Mundo

Polícia investiga se manifesto anti-imigração foi escrito por autor de massacre no Texas

Se o manifesto for, de fato, ligado ao atirador de El Paso, as autoridades podem tratar o ataque como crime de ódio ou terrorismo doméstico.

Folhapress

Publicado em 04/08/2019 às 20:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A polícia americana investiga se o atirador que matou ao menos 20 pessoas num hipermercado Walmart em El Paso, no Texas, é o autor de um manifesto de ódio contra imigrantes divulgado na internet.

O documento, publicado 19 minutos antes da primeira ligação aos serviços de emergência para relatar o ataque, fala de uma "invasão hispânica no Texas". Também diz que brancos estão sendo substituídos por estrangeiros e detalha um plano para separar os Estados Unidos por raças. 

Intitulado "A Verdade Inconveniente", o texto menciona os ataques a duas mesquitas, em 15 de março, na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. Naquele massacre, o atirador havia publicado um documento com mais de 70 páginas contra imigrantes, no qual disse que queria "mostrar aos invasores que nossas terras nunca serão as terras deles, enquanto um homem branco viver, e que eles nunca irão substituir nosso povo". 

Se o manifesto for, de fato, ligado ao atirador de El Paso, as autoridades podem tratar o ataque como crime de ódio ou terrorismo doméstico.

El Paso tem 833 mil habitantes, sendo que 81% deles são de origem hispânica, segundo dados da prefeitura.

A cidade fica na fronteira dos Estados Unidos com o México. Do outro lado, fica Ciudad Juarez, com mais de 1,3 milhão de moradores. O local do ataque está a cerca de 16 km da divisa internacional.

No ataque, três mexicanos foram mortos e outros seis ficaram feridos, segundo o governo do México.

A polícia identificou como o autor do massacre um homem branco de 21 anos, que saiu da cidade de Allen, a 1.000 km de El Paso. Imagens de câmeras de segurança mostram o atirador usando óculos e fones ou protetores de ouvido e segurando um rifle.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter