X

Cultura

Inscrições para o Seminário Internacional Biblioteca Viva terminam na segunda

O evento acontece na cidade de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2019 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

O Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoverão, entre 5 e 7 de agosto, na Capital, o ’11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas’ (veja informações no final). O evento tem o apoio institucional da Prefeitura de Itanhaém, que integra a rede pública de bibliotecas do de São Paulo.

Gratuito, o seminário abordará o universo em transformação das bibliotecas, novas influências trazidas pela experiência digital, o número crescente de booktubers e podcasts sobre livros e escritores, além da aproximação com os games.

A iniciativa também busca inspirar, fortalecer e transformar em centros de referências culturais abertos a toda comunidade as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.  As inscrições estão abertas, pela internet, até segunda-feira (29).

Entre os palestrantes, Sven Instinske, da Alemanha, abordará a gamificação e a experiência do compartilhamento digital na Biblioteca Bücherhalle, de Hamburgo.

Já Eugenijus Stratilatovas, da Lituânia, dividirá com o público como usa a tecnologia dos videogames de forma positiva nas bibliotecas de seu país.  A gamificação é um recurso cada vez mais aplicado em contextos diversos, pois utiliza a mecânica lúdica de funcionamento dos jogos e enriquece, influencia e instrui.

A programação completa do evento também pode ser conferida pela internet. O seminário também é um momento de reflexão e reavaliação. Por meio de mesas-redondas multidisciplinares, será realizada, no dia 5, uma conversa que conecta literatura e games para favorecer a construção de conhecimento.

O tema dos podcasts é assunto do dia 6, que reúne o músico Augusto Oliveira, o ator Paulo Carvalho e as criadoras do podcast “As desqualificadas”, Camila Cabete e Beatriz Alves, que falam da estreita relação com a literatura.

No dia 7, o destaque será a paixão pela literatura e trabalho de mediação cultural realizado por booktubers como Tamy Ghannam, do canal LiteraTamy, e Augusto Assis e Tatiany Leite, do “Vá Ler um Livro”.

Segundo os organizadores, a troca de experiências será o forte da edição. Iniciativas desenvolvidas em todo o Brasil serão compartilhadas em painéis que apresentarão o aprendizado das bibliotecas.

Serão destaque, ainda, as conversas com os escritores Eva Furnari, no dia 5, e Pedro Bandeira, em 7 de agosto, ambos com importante trajetória no mundo da literatura infantojuvenil.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter