X

Cotidiano

Prefeitura de Bertioga apresenta novo plano diretor à Câmara

Expectativa é que nova redação da lei seja aprovada pelos vereadores ainda neste semestre

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2019 às 16:20

Atualizado em 14/08/2019 às 16:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Novo plano diretor de Bertioga pode ser conferido pela internet ou no Paço Municipal de / Diego Bachiega/Prefeitura de Bertioga

A Prefeitura de Bertioga apresentou aos vereadores o projeto de lei do novo Plano Diretor Participativo da cidade. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (12) no gabinete do prefeito. O documento será enviado à Câmara, e a previsão é que seja aprovado ainda neste semestre.

O projeto está sendo discutido desde 2017 e esta é a etapa final da revisão. Segundo o prefeito, a lei atual está em vigor há aproximadamente 20 anos e estava desatualizada. O atual governo reiniciou os trabalhos de revisão do Plano Diretor resgatando dados e contribuições dos cidadãos do processo anterior, realizado entre 2013 e 2015, sem ser aprovado.

Segundo a diretoria responsável pelo planejamento urbano, a intenção da administração municipal de Bertioga é de intensificar a participação popular e a transparência do plano diretor. Ainda de acordo com a diretoria, a gestão anterior tinha como plano alterar, além do PD, as leis de uso e ocupação do solo ao mesmo tempo em que o código de obras.

A atitude levantou receios na população sobre a verticalização do município. Devido a isso, a atual administração municipal visa discutir primeiramente as diretrizes para o desenvolvimento de Bertioga para só então discutir cada lei de maneira mais específica.

O plano diretor é definido no estatuto da cidade como o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios.

A legislação vigente é de 1998 e contém oito páginas, além de 45 artigos. Já a nova versão apresentada nesta segunda-feira possui 92 páginas e 273 artigos, contemplando necessidades da cidade na década atual. O texto pode ser conferido no site da prefeitura ou na sala do plano diretor, que fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, no Centro.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter