X

Cotidiano

Acidente na Rio-Santos: Jovem Lays é sepultada em Itanhaém

O corpo começou a ser velado por volta das 3 horas de domingo, 1º, no anfiteatro da EM Noêmia Salles Padovan, no bairro Guapiranga, onde ela estudava no 9º ano do ensino Fundamental.

Nayara Martins

Publicado em 01/12/2019 às 15:57

Atualizado em 01/12/2019 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Amigos e parentes lotaram o anfiteatro da escola municipal Noêmia Salles para se despedir de Lays. / Nayara Martins/DL

Muita tristeza e solidariedade. Esse era o clima do velório onde estavam reunidos os parentes e os amigos da adolescente Lays Prado Luz, de 14 anos, morta no acidente que transportava os jovens de um time de rúgbi de Itanhaém. O corpo começou a ser velado por volta das 3 horas de domingo, 1º, no anfiteatro da EM Noêmia Salles Padovan, no bairro Guapiranga, onde ela estudava no 9º ano do ensino Fundamental.

O acidente ocorreu por volta das 7 horas do sábado, 30, na rodovia Rio-Santos (SP-55), com o tombamento do veículo, entre a serra de Boiçucanga e Maresias, em São Sebastião. O time de rúgbi iria participar de um torneio na cidade de Ilhabela, no litoral norte. O time feminino Athenas de rúgbi já havia conquistado o bicampeonato brasileiro.   

“Lays era minha parceira de escola, da igreja e de treino há três anos. Ela sempre foi uma amiga muito carismática e gostava de ajudar as pessoas. Além de ser bastante dedicada nos estudos e no esporte”, desabafou o amigo Neemias Silva de Oliveira, de 15 anos, que também estava no ônibus.

Neemias contou que o acidente ocorreu por volta das 7 horas, no sábado, 30. “Estava do lado do motorista, no último banco, e estávamos todos dormindo. Só acordei quando o pessoal gritou bem alto e aí vi que o ônibus estava tombando”, lembrou. 

Segundo ele, os amigos ajudaram bastante e, após o acidente, eles estouraram uma das saídas de emergência na parte de cima do ônibus, para sair e começar a retirar o pessoal. 

As ambulâncias do Samu chegaram muito rápido para o atendimento no local, como também o avião Águia da Polícia Militar que levou uma das meninas, em estado mais grave, para um hospital em São José dos Campos, segundo Neemias. 

“Somos um time muito unido, de força e união. Todos nós ajudamos a retirar os colegas no acidente com o ônibus. A Lays vai fazer muita falta no time feminino de rúgbi”, concluiu.   

Imprudência

Na opinião de Neemias, o acidente ocorreu por falta de responsabilidade de motorista do ônibus. “Estávamos dormindo e o motorista deveria ter prestado mais atenção nas curvas da rodovia, especialmente nesse trecho que é muito perigoso”. O time já tinha feito outras viagens com o fretamento de veículo da mesma empresa RTK TRansportes, conforme o estudante. 

Assistência

O secretário de Assistência Social de Itanhaém Rogélio Salceda, que estava no velório, afirmou que foi para São Sebastião no sábado de manhã, para prestar assistência às famílias. “Fomos com a nossa equipe para o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Boiçucanga, em São Sebastião, para auxiliar as famílias”. 

Segundo ele, os jovens foram muito bem atendidos no Pronto Socorro, no CRAS e pela Defesa Civil de São Sebastião.   

A equipe de Itanhaém acompanhou as famílias dos jovens que precisaram de atendimento psicológico. Dos 12 adolescentes, três ainda estão no Pronto Socorro em São Sebastião e uma delas está no hospital em São José dos Campos. Ela sofreu fratura grave nas duas pernas e passou por cirurgia.  

Os dois times masculino e feminino estavam indo participar de um campeonato da categoria juvenil na cidade de Ilhabela. No total eram 42 jovens esportistas, com idade entre 10 e 20 anos, que participam do time Athenas de rúgbi, de Itanhaém.  

Familiares, amigos e os pais da jovem Lays estavam bastante abalados durante o velório. Ela era a única filha do casal. O sepultamento estava previsto para acontecer às 14 horas de domingo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter