X

Sindical e Previdência

Justiça do trabalho pode fechar suas portas por falta de verba

Presidenta do TRT/SP diz que corte no orçamento ameaça funcionamento da justiça

Francisco Aloise

Publicado em 30/03/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Audiência pública em defesa da justiça mobilizou juízes, sindicalistas e advogados / Matheus Tagé/DL

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP), maior tribunal trabalhista do País, responsável por julgamentos de recursos de ações de trabalhadores da Baixada Santista e das greves na região, pode fechar suas portas a partir de julho, caso o corte no orçamento deste ano de quase 30% e de 90% no custeio das atividades da justiça do trabalho, não seja revertido.

A informação foi transmitida na tarde de ontem, durante audiência pública na Câmara de Santos, pela desembargadora Silvia Devonald, presidenta do TRT/SP. A audiência foi promovida pela Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos (AATS), cujo presidente, Marcelo Pavão, pediu apoio de toda sociedade nessa luta.

A solenidade foi acompanhada por juízes do trabalho, advogados, vereadores, dirigentes sindicais e representantes das centrais sindicais que prometeram se mobilizar em defesa da justiça do trabalho.

“A justiça do trabalho não defende o trabalhador, ela defende a justiça social e as partes que a procuram, buscando a conciliação entre as partes na busca da paz social”, disse Silvia Devonald em seu discurso.

Ela disse que, com o crescente desemprego, os trabalhadores vão bater às portas da justiça do trabalho. “As empresas fecham as suas portas e não pagam seus empregados porque não têm dinheiro para fazê-lo e os empregados para sobreviver vão à procura da justiça do trabalho, abarrotando as varas trabalhistas e os tribunais com suas ações e nós temos que ter estrutura para atender toda essa demanda”, justificou.

“Nós estamos trabalhando num limite perigoso e a justiça do trabalho pode fechar suas portas a partir de julho se não houver uma solução para esse problema do corte no orçamento. Nós não conseguiremos sobreviver com esse corte orçamentário, não tem como”, desabafou a presidente do TRT.

Ela disse que o quadro só será revertido com muita luta. “Santos tem tradição de luta e será aqui por Santos que vamos iniciar essa luta para evitar um problema maior, um caos social para o País. Esse é o nosso grito de alerta”, mencionou.

Receita

Silvia Devonald disse ao Diário do Litoral, que os tribunais obtiveram uma receita de mais de R$ 2 bilhões  no ano passado, entre receitas previdenciárias, fiscais e depósitos de custas trabalhistas. “Tivemos também mais de 460 mil audiências”, justificou.

Sindicalistas prometem que vão apoiar

Os sindicalistas que acompanharam a audiência pública ficaram estarrecidos com a possibilidade da justiça do trabalho fechar suas portas e, de imediato, se prontificaram em iniciar um movimento de apoio.

Herbert Passos Filho, presidente dos químicos e diretor da Força Sindical, disse que ainda hoje vai levar o assunto para a direção estadual e nacional da central sindical, a fim de se iniciar uma mobilização em defesa da justiça. “Ela é o socorro e o refúgio dos trabalhadores, ainda mais em tempos de crises como a que vivemos, onde postos de trabalhos são fechados com frequência”, justificou o sindicalista.

Paulo Pimentel, presidente do Sintrasaúde e diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), ontem mesmo ligou para a central em São Paulo, relatando o quadro para o presidente estadual Luis Gonçalves, a fim de se iniciar um movimento pela garantia da justiça do trabalho.

“A justiça do trabalho é a tábua de salvação dos trabalhadores, onde eles se agarram no momento da tormenta. A paz social está ameaçada no País e temos que reverter esse quadro”, justificou o sindicalista.

Estivadores. Os estivadores ficaram acampados na porta da Câmara de Santos com faixas de apoio à justiça do trabalho. O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva, Nei, disse à presidenta do TRT/SP, logo após a audiência pública, que se for preciso a categoria vai parar o porto em solidariedade à justiça do trabalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter