X

Sindical e Previdência

Estivadores e portuários tomam as ruas do Centro de Santos

Centenas de Estivadores, operários de capatazia (Sintraport) e operadores de guindastes e empilhadeiras (Sindogeesp) participaram do evento, que começou por volta das 10 horas

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2018 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os trabalhadores tomaram a rua João Pessoa e foram até a praça Mauá / Divulgação/Paulo Passos

As categorias de portuários avulsos de Santos, que estão paralisadas desde a manhã de segunda-feira (2), fizeram passeata, na manhã de hoje (6), por várias ruas da cidade.

Centenas de Estivadores, operários de capatazia (Sintraport) e operadores de guindastes e empilhadeiras (Sindogeesp) participaram do ato, que começou por volta das 10 horas.

Os trabalhadores tomaram a Rua João Pessoa e foram até a Praça Mauá. Depois, seguiram para a Praça José Bonifácio, onde funciona o escritório do Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante do ministério, questionaram o fato do porto estar funcionando, mesmo com a paralisação.

Dali, seguiram novamente para a Rua João Pessoa, diante do número 333, onde funciona o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

O protesto é contra o Sopesp, que, junto com seu órgão gestor de mão de obra, implantou, desde segunda-feira (2), o intervalo de 11 horas entre as jornadas dos trabalhadores avulsos.

O movimento, segundo os presidentes dos sindicatos dos estivadores e operários portuários, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’ e Claudiomiro Machado ‘Miro’, ­deverá continuar.

Os manifestantes ficaram parados diante do prédio do Sopesp, por volta da 12h30, enquanto os sindicalistas subiram para conversar com os representantes dos empresários.

Os trabalhadores querem respeito às excepcionalidades, garantia de trabalho e ganho após o intervalo, conforme prevê a ­legislação.

Sopesp

Em nota, o Sopesp informou que lamenta a paralisação, “que se dá frontalmente contra a legislação em vigor”.

“A classe empresarial representada pelo Sopesp cumpre a lei que determina a observância do descanso de 11 horas entre jornadas de trabalho, que tem como finalidade preservar a segurança do trabalhador portuário. E observa que, com a reforma trabalhista, as restrições ao intervalo de descanso de 11 horas entre as jornadas de trabalho por meio de instrumentos coletivos tornaram-se ilegais”.

   O sindicato patronal observa ainda que não haverá perda de postos de trabalho porque a demanda operacional no Porto está crescente, como demonstram as recentes estatísticas da Codesp.

“Por último, o Sopesp reafirma o seu compromisso de sempre cumprir a legislação em vigor”, diz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter