X

Saúde

Julho Verde: mês é dedicado à prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Em 2018, o tema escolhido para a campanha foi "Quem ama inclui" – #EntreNessa – com foco nas sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis

Da Reportagem

Publicado em 17/07/2018 às 16:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tabagismo está entre os principais fatores de risco da doença / Agência Brasil

Mês de inverno, férias escolares e também de PREVENÇÃO! A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveitou o mês de julho, no qual é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27), para promover a campanha #JulhoVerde, com atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de doença.

Em 2018, o tema escolhido para a campanha foi "Quem ama inclui" – #EntreNessa – com foco nas sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente e sua reinserção na sociedade.

O #JulhoVerde divulga informações sobre esses tipos de cânceres, que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de cabeça e pescoço, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região, é hoje o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata.

"A campanha é mundial e surgiu em 2014. No Brasil, o Dia Mundial virou, na verdade, um mês de inteiro de informação e orientação que busca atingir o maior número possível de pessoas. A importância do Julho Verde é de que estamos abordando uma doença muito comum. Se agruparmos os casos novos de câncer de boca e de laringe, o câncer da cabeça e pescoço como um todo é o segundo mais comum no sexo masculino no Brasil", destaca o Prof. Dr. Rogério Dedivitis.

O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool, associado ao fumo, aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região.

A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial, que também já é identificada no Brasil.

"Tradicionalmente, o câncer da boca, faringe e laringe está fortemente associado ao cigarro. O combate ao tabagismo é, sem dúvida, a principal estratégia de prevenção primária. Entretanto, a infecção pelo HPV é um fator causal muito importante para o câncer da orofaringe e aqui também cabem medidas de conscientização quanto ao sexo protegido e a realização de campanhas de vacinação específicas.", completa Dedivitis.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter