X

Saúde

‘Dever de orientar jovens é mútuo’, afirma Ricardo Hayden

Ele explica que os órgãos de saúde devem reforçar as campanhas de prevenção ao HIV/Aids, porém, concorda que a família, pais ou responsáveis, também têm o dever de alertar as crianças e os adolescentes sobre formas de se evitar as infecções sexualmente tr

Bárbara Farias

Publicado em 09/12/2018 às 12:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ricardo Hayden defende aplicação de conteúdo programático nas escolas para orientar os jovens sobre prevenção ao HIV. / Agência Brasil

Segundo matéria publicada recentemente no jornal O Globo, o futuro ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou “não acreditar na efetividade das campanhas de prevenção e educação continuada em escolas ou unidades básicas de saúde”.

O médico infectologista Ricardo Leite Hayden, que também é coordenador de Infectologia do Departamento Científico da Associação Paulista de Medicina/Associação Médica de Santos, discorda em parte da declaração de Mandetta. Para ele, a responsabilidade de orientar e conscientizar a população em idade escolar é mútua.

Ele explica que os órgãos de saúde devem reforçar as campanhas de prevenção ao HIV/Aids, porém, concorda que a família, pais ou responsáveis, também têm o dever de alertar as crianças e os adolescentes sobre formas de se evitar as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Mas, Hayden analisa que a participação da família na orientação sexual dos menores de idade é muito difícil. Ele aponta a ignorância sobre o HIV/aids e o tabu como principais barreiras que impedem a atuação efetiva dos familiares na orientação dos filhos sobre a importância  de usarem preservativos nas relações sexuais.       

Prevenção custa menos que tratamento

Hayden analisa que a prevenção é fundamental e custa bem menos para o Governo Federal. 

“A prevenção é o elemento-chave, evita a doença, evita o tratamento, o uso de remédios”, afirma o especialista complementando que os investimentos em tratamento são bem maiores.

Ricardo Hayden ressalta que é preciso intensificar as campanhas de conscientização e sugere que os órgãos de saúde devem aplicar conteúdo programático nas escolas adequado às faixas etárias nos ensinos fundamental e médio.

Interrupção na distribuição de medicamentos é impensável

Entretanto, o infectologista não acredita numa possível revisão nas estratégias de enfrentamento ao HIV/Aids do Ministério da Saúde que possa prejudicar pacientes. Hayden disse que não vê impacto sobre tratamento de pacientes como uma possível interrupção na distribuição de medicamentos.

HIV: alta incidência entre jovens

A maior concentração de pacientes com HIV/Aids está entre os homens nas faixas de 20 a 39 anos de idade, na Baixada Santista, segundo constatou o Diário após levantamento realizado junto a oito dos nove municípios da região. 

Reportagem sobre o levantamento foi publicada na edição do dia 1º de dezembro (sábado), Dia Mundial de Luta contra a Aids.  

Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe registram novos diagnósticos entre homens, mulheres, adolescentes, crianças e idosos, ano após ano, apesar dos esforços dos departamentos voltados às ações de prevenção e conscientização sobre o HIV. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter