X

Santos

Leia Santos distribui cerca de 70 mil publicações em 12 anos de projeto

São 422 edições, 41.447 obras literárias e 26.985 gibis doados, com a participação de 25.087 leitores

Da Reportagem

Publicado em 04/10/2018 às 18:50

Atualizado em 04/10/2018 às 20:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Isabela Carrari/PMS

Há muito para se comemorar no aniversário de 12 anos de um dos principais projetos da Secretaria Municipal de Cultura, o Leia Santos – Um Incentivo à Leitura, que só este ano, até setembro, contabilizou 44 edições, com a doação de 5.155 livros, de 2.274 gibis e atendimento a 4.093 leitores. Tudo isso em iniciativas como Adote um Livro, Adote um Gibi e Espaço da Leitura.

Abrangendo todo o Município com programação itinerante realizada em sua biblioteca móvel, e também com a vertente Leve, Leia, Doe, que oferece publicações em displays para a retirada e doação de obras literárias em locais de grande circulação como pontos de ônibus e em 40 coletivos municipais (linhas 4, 29, 42, 154 e 155), o projeto celebra seu aniversário nos próximos dias 26 e 27, das 10h às 14h, com atividades na Concha Acústica

Vicente de Carvalho (orla do Gonzaga).

Das 20h às 22h, no dia 26, também marca presença no projeto Sexta com Arte, realizado no Centro de Atividades Integradas (Cais) Milton Teixeira (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias), aliando a programação musical gratuita ao incentivo ao hábito da leitura. As atividades são permanentemente gratuitas.

Público diversificado e projeto certificado

Além da população da Cidade, o Leia Santos, especialmente durante as edições em feriados e verão, atende turistas estrangeiros, da Capital e estados como Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia. Moradores do interior de São Paulo também são apreciadores do projeto, que, na última temporada, teve participação de leitores de Campinas, Capoava, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São Pedro, Sorocaba e Valinhos.

Além das histórias e biografias em livros e gibis, o Leia Santos realiza edições de volta às aulas, distribuindo gratuitamente livros didáticos de várias disciplinas.

A maior parte do material entregue pelo programa é proveniente de doações dos próprios munícipes e entidades. Quem quiser participar disponibilizando obras literárias ou HQs pode entregá-las nos pontos do Leve, Leia, Doe, nas edições itinerantes do Leia Santos ou em equipamentos da Secretaria de Cultura como as bibliotecas. As doações acima de 20 unidades podem ser retiradas no endereço indicado pelo solicitante. O agendamento é feito pelos telefones 3226-8021 e 3223-8908.

Com tamanha abrangência, o Leia Santos já conquistou prêmios importantes. Em 2012 e 2016 foi contemplado pelo Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, inicialmente na categoria Comunidade, e depois na categoria Secretaria de Cultura.

Programação de outubro percorre vários bairros

Com atividades festivas programadas para o fim de outubro, o projeto Leia Santos tem ampla agenda durante todo o mês. Na próxima quarta-feira (10), a partir das 19h, participa do projeto Cine Letras, que ocorre no Museu da Imagem e do Som – Miss (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com sessão gratuita do filme A Caminho Kandahar.

Já no dia 14, das 13h às 17h, integra a Ação Social da Vila Pantanal, na Escola Estadual Padre Bartolomeu de Gusmão (Rua Itanhaém, 388, no Chico de Paula). A biblioteca móvel estaciona em mais um Domingo de Lazer, na orla do Gonzaga, no dia 21, das 10h às 14h, e nas proximidades da Concha Acústica, no dia 29, das 10h às 14h, para comemorar o Dia Municipal da Doação de Livros.

O projeto encerra o mês em mais um Cine Letras, dessa vez na Biblioteca Mário Faria (Posto 6, orla do bairro Aparecida), a partir das 19h, no dia 30. 

Confira os equipamentos municipais que possuem displays do Leia Santos

1) Ambulatório de Especialidades (Av. Conselheiro Nébias, 199, Paquetá)

2) Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Rua Luiz Gomes Cruz s/nº, Castelo)

3) Aquário (Ponta da Praia)

4) Paço Municipal (Praça Mauá)

5) Policlínica da Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº)

6) Policlínica da Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge)

7) Policlínica do Morro Nova Cintra (José Ozéas Barbosa s/nº)

8) Policlínica do Morro São Bento (Rua das Pedras s/nº)

9) Policlínica do Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)

10) Policlínica São Manoel/Piratininga (Praça Nicolau Geraigire s/nº)

11) Policlínica do Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)

12) Unidade de Saúde da Família do Caruara (Rua Andrade Soares, 422)

13) Hemeroteca Municipal Roldão Mendes Rosa (Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias)

14) Biblioteca de Artes Cândido Portinari (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias)

15) Orquidário (José Menino).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

Cotidiano

Confira o resultado da Lotomania no concurso 2612, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter