X

Praia Grande

Contagem de veículos é realizada no Bairro Ocian

Levantamento visa melhorias viárias futuras no trecho

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2018 às 16:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante o trabalho é contabilizado separadamente a quantidade de carros, motociclistas e demais veículos motorizados / Divulgação/PMPG

Iniciado em março deste ano, a contagem manual volumétrica de veículos das principais vias e cruzamentos de Praia Grande segue sendo realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). As ações atualmente estão concentradas no Bairro Ocian e a previsão é que a partir da próxima semana o trabalho aconteça também nos bairros Tupi e Boqueirão. O intuito do serviço é obter dados para estudos de melhorias viárias futuras nos trechos, que podem variar desde ações educativas até mudanças de infraestrutura.

Durante o trabalho é contabilizado separadamente a quantidade de carros, motociclistas e demais veículos motorizados. A contagem é feita por agentes de trânsito que com a ajuda de aparelho específico, sob coordenação da Seção de Educação e Segurança de Trânsito da Setran.

Para se ter uma ideia dos resultados já levantados, a contagem feita no cruzamento da Rua Pernambuco com a Avenida Presidente Castelo Branco, no Bairro Boqueirão, em horários diferenciados, chega a mostrar aumento de aproximadamente 50% na quantidade de veículos de passagem pelo trecho. Pela proximidade de um dos maiores centros comerciais da Cidade, a quantidade que trafega pelo local às 8 horas (499 veículos/hora) é menor que às 14 horas (953 veículos/hora), evidenciando a necessidade de ações mais voltadas ao horário de pico de passagem no local.

Além do trecho entre a Rua Pernambuco com a Avenida Presidente Castelo Branco, o trabalho já foi finalizado também nos cruzamentos da Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria e acesso à Via Expressa Sul, também no trecho com a Rua Arthur Marques dos Santos, ambos no Bairro Maracanã; da Avenida Presidente Kennedy com Rua Dr Vicente de Carvalho, Ocian; das Ruas Bahia e Pernambuco, Presidente Costa e Silva com a praia, Pernambuco com Rua Jaú, Costa e Silva com Rua Ponta Porã e Alameda Metropolitana, todos no Bairro Boqueirão; entre outros. Atualmente das atividades estão acontecendo nas Ruas Dom Pedro II e Guimarães Rosa, Bairro Ocian.

A diretora da Seção de Educação de Trânsito, Elaine Fornazieri, explicou que o setor realiza melhorias viárias com base em estudos e levantamentos de informações, que analisam, entre outras coisas, número de ocorrências de trânsito, características físicas da via e fluxo viário. “Esse trabalho de contagem continuará em outros locais da Cidade, especialmente em trechos com grande fluxo de veículos e pedestres. Praia Grande tem mostrado, ano após ano, queda no número de ocorrências de trânsito e isso é resultado de um trabalho realizado com planejamento, baseado em dados efetivos, que ajudam a direcionar as ações onde são mais necessárias, evitando acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter