X

Polícia

Polícia tem suspeito de matar torcedor em Campinas e crê em briga combinada

Em entrevista, o delegado José Ricardo Arruda Marchetti, da 4ª DP de Campinas, disse crer que o confronto foi previamente combinado nas redes sociais, mas não tem mais informações sobre os motivos e o número de participantes do conflito.

Folhapress

Publicado em 06/05/2018 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Leonardo levou um tiro pelas costas. / Facebook/Divulgação

A polícia identificou um suspeito pela morte do torcedor da Ponte Preta Leonardo Bernardes, 18 anos, assassinado com um tiro nas costas durante uma briga entre torcedores do Guarani e da Ponte Preta neste sábado (5). Em entrevista ao UOL Esporte, o delegado José Ricardo Arruda Marchetti, da 4ª DP de Campinas, disse crer que o confronto foi previamente combinado nas redes sociais, mas não tem mais informações sobre os motivos e o número de participantes do conflito.

Segundo Marchetti, torcedores dos dois times se encontraram na Praça São Bernardo, em Campinas, na manhã deste sábado, horas antes do clássico entre as equipes pela Série B do Campeonato Brasileiro. Quando os policiais chegaram ao local, a briga já havia terminado, e as testemunhas estavam receosas de dar detalhes sobre o confronto.

A reportagem entrou em contato com membros das organizadas Fúria Independente (Guarani) e Torcida Jovem (Ponte Preta), que também não quiseram comentar o caso. "Não sabemos [o exato número de torcedores envolvidos], mas era uma quantidade considerável. Quando a Polícia chegou já não tinha mais ninguém", disse Marchetti. "Informalmente, já temos o autor dos fatos. O Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Campinas já está em diligência", explicou o delegado.

A Polícia Militar recebeu uma ligação anônima às 11h55, com informações sobre uma briga generalizada e disparo de arma de fogo na Rua Alagoas, vizinha à Praça São Bernardo. O ponte-pretano Leonardo Bernardes foi atingido e socorrido por membros da própria Torcida Jovem da Ponte, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A briga entre as torcidas organizadas de Guarani e Ponte Preta não é nenhuma novidade em Campinas. Quase um mês antes do clássico, a Torcida Jovem -da qual Leonardo fazia parte- foi invadida por torcedores bugrinos após a conquista da Série A-2 do Paulista e completamente depredada. A organizada alvinegra chegou a registrar boletim de ocorrência e enviou um ofício às autoridades alertando para os riscos do jogo entre os dois times.

Duas semanas depois, no primeiro dia de venda de ingressos para o clássico, mais brigas entre as torcidas foram registradas. Vinte pessoas foram presas depois de duas brigas, uma no período da manhã, próxima ao Brinco de Ouro, e outra já no fim da tarde, em frente ao 10º DP. Nesta última, cerca de 20 torcedores tentaram invadir o distrito policial, mas a ação logo foi contida pela polícia, que prendeu 11 deles. Especula-se que o objetivo de alguns dos aficionados era libertar algum dos presos que estavam detidos no local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter