X

Polícia

Justiça nega revogação de prisão preventiva a ex-dono do Baccará

Vitor Alves Karam está foragido desde agosto. "Prisão preventiva não macula o princípio de presunção de inocência ou configura execução da pena antes da condenação", fundamentou o juiz Alexandre Betini

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 03/12/2018 às 18:50

Atualizado em 04/12/2018 às 09:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quarta-feira (5) será realizada a primeira audiência do processo; Vitor não irá por não concordar com a prisão, segundo a defesa / Divulgação/Polícia Civil

A Justiça negou um novo pedido de revogação de prisão preventiva ao ex-dono do Bacarrá Bar & Grill Vitor Alves Karam, foragido da Justiça desde agosto. Ele é acusado de participar do assassinato do universitário Lucas Martins de Paula, de 21 anos, na frente do estabelecimento, no Embaré, na madrugada de 7 de julho, juntamente com mais três seguranças: Thiago Ozarias Souza, Sammy Barreto Callender e Anderson Luiz Pereira Brito (encarregado do setor).

Thiago e Sammy estão presos desde agosto, enquanto o chefe dos seguranças segue foragido.

A primeira audiência de instrução do processo que apura o homicídio está marcada para esta quarta-feira (5), a partir das 14h, no Fórum de Santos.

Ao indeferir o novo pedido de revogação da preventiva de Vitor Karam no último dia 27, o juiz Alexandre Betini, da Vara do Júri de Santos, salientou que "a prisão preventiva não macula o princípio de presunção de inocência ou configura execução da pena antes da condenação".

A defesa alegou que Vitor não participou do delito e "na verdade teria tentado conter os acusados que estariam agredindo Lucas".

Para o magistrado, a alegação da defesa de que o Karam não teria concorrido para a prática do delito diz respeito ao mérito do processo-crime, "devendo ser  analisado no momento processual adequado, após a instrução criminal".

Betini também fundamentou que é imprescindível a manutenção da preventiva para "a garantia da ordem pública, diante da periculosidade concreta do acusado".

"O longo período que o acusado permanece foragido somente robustece os argumentos pela imprescindibilidade de sua custódia cautelar. Vitor já demonstrou, de maneira concreta, que pretende se furtar da aplicação da lei penal", escreveu o juiz.

A busca pelo paradeiro de Vitor e do segurança Anderson é conduzida pelo 3º Distrito Policial de Santos (Ponta da Praia). Denúncias que auxiliem na localização dos acusados podem ser transmitidas pelos telefones 3261-3000 ou 181. Não é necessário se identificar.

O crime

Lucas foi espancado após contestar a marcação de uma cerveja de R$ 15,00 em sua comanda e teve traumatismo craniano. Ele morreu em 29 de julho na Santa Casa de Santos.

Thiago Ozarias desferiu, segundo a denúncia do Ministério Público, violentos golpes na vítima. Sammy, ainda de acordo com a peça de acusação,  desferiu um soco no rosto do universitário, levando Lucas a cair já inconsciente ao chão. O crime foi captado por uma câmera de monitoramento de uma escola.

Conforme escreveu o juiz ao decretar as preventivas em agosto, Thiago Ozarias "achou por bem espancar Lucas, tudo com a anuência dos demais acusados, que não só assistiram, mas anuíram a essa conduta, impedindo que os amigos de Lucas o ajudassem, agredindo-os, não determinando a cessação dos golpes aplicados por Thiago em Lucas".

Defesas

Constituído por Vitor Karam para a defesa desde o último dia 30, o advogado Eugênio Malavasi afirmou que a tese defensiva será de impronúncia, ou seja, de que o empresário não seja levado a júri.

"Vamos efetivamente provar que não houve conduta nem comissiva, de ação, e muito menos omissiva por parte do Vitor", declarou.

Malavasi afirma que o cliente não participará da audiência de instrução nesta quarta. "Ele está combatendo a prisão. Ele não concorda com a prisão".

O advogado de Thiago Ozarias, Pedro Furlan, afirma que os golpes desferidos pelo cliente não causaram o coma e a morte.

"Já existe indícios nos autos do inquérito que realmente foi visto um segurança dar o último soco ao qual levou ele (Lucas) ao coma".

O advogado do segurança Sammy Callender, Mário Badures, afirmou que tem a expectativa de "esclarecer a verdade" e demonstrar que seu cliente não golpeou Lucas. "A investigação comprova isso", afirmou.

"(Vou) provar que em nenhum momento (Sammy) aderiu à vontade deliberada de agressão por parte de outro segurança e sequer teve condições de não permitir tal ataque", declarou o advogado, que se manifesta pela revogação da preventiva.

O Diário do Litoral também procurou a defesa do segurança Anderson, mas não obteve retorno.

O chefe dos seguranças Anderson Luiz Pereira Brito também está foragido (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Reabertura

No local do antigo Baccará Bar & Grill, na Rua Oswaldo Cochrane, no Embaré, foi aberto o Moon Bar & Grill.  Vitor Alves Karam é um dos sócios do novo estabelecimento.

Segundo a Prefeitura de Santos, o "alvará tramitou em todas as fiscalizações, posturas, obras e vigilância sanitária e foi deferido". "Trata-se de uma nova empresa, com CNPJ novo", disse a Administração Municipal.

 

Lucas Martins de Paula morreu na noite de 29 de julho, após ficar 22 dias internado (Foto: Reprodução/Facebook)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter