X

Mundo

Tribunal secreto autorizou escuta telefônica de ex-chefe da campanha de Trump

O tribunal autorizou as escutas sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA) em 2016

Agência Brasil

Publicado em 19/09/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tribunal secreto autorizou escuta telefônica do ex-chefe da campanha de Donald Trump, Paul Manafort / Associated Press

Um tribunal secreto dos Estados Unidos autorizou a realização de escutas telefônicas a Paul Manafort, ex-chefe de campanha do então candidato à presidência, Donald Trump, segundo informou hoje (19) a emissora de televisão CNN.

O tribunal, de acordo com uma das fontes que a CNN citou sob condição de anonimato, autorizou as escutas sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA) em 2016, mas suspendeu a ordem por falta de provas.

No entanto, o FBI conseguiu uma nova ordem através da FISA e espiou Manafort até 2017, período em que Trump já era presidente e ambos se comunicavam, segundo as fontes da CNN. A emissora assegurou que o interesse do FBI em Manafort está relacionado aos seus contatos com autoridades russas.

Manafort está no centro da investigação do FBI e do Departamento de Justiça sobre a suposta ingerência do Kremlin na campanha presidencial americana, bem como os possíveis laços da campanha de Trump com autoridades russas, segundo a Agência EFE.

A investigação contra Manafort acontece mais de um ano depois da sua aparição em uma lista de pagamentos por meio de envelopes feitos pelo partido do presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, aliado da Rússia.

Seu aparição nessa lista foi também o motivo da demissão de Manafort como chefe de campanha de Trump, em agosto de 2016, com apenas dois meses no cargo.

Manafort também acompanhou, em junho do ano passado, Donald Trump Jr., o filho mais velho de Trump, em uma polêmica reunião com uma advogada russa que prometia entregar informação comprometedora sobre a então candidata democrata, Hillary Clinton.

Paul Manafort vem colaborando tanto com o Departamento de Justiça quanto com o Congresso nas investigações sobre as supostas ligações da campanha de Trump com o Kremlin.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter