X

Mundo

Argentinos correm para estocar dólares após país ir ao FMI

A Argentina é um dos países mais dolarizados do mundo. Peso e dólar convivem no dia a dia. Mas, nas horas de uma crise, o argentino se refugia na moeda americana.

Folhapress

Publicado em 12/05/2018 às 22:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Na outra esquina, o dólar está um peso mais barato", disse, alvoroçado, Hector Becerra, 81, aos que estavam na fila de uma casa de câmbio do microcentro de Buenos Aires, coração das operações financeiras da cidade.

À reportagem Becerra contou a sua saga nos últimos dias. "Desde que o dólar começou a aumentar, tenho comprado, mas antes recorro às casas de câmbio da rua para ver qual está com o melhor preço."

Becerra teme que a crise atual se transforme na nova versão do "corralito", colapso cambial que levou à maxidesvalorização do peso em 2001 e jogou a economia no buraco.

"A ordem das coisas é exatamente esta: inflação, FMI, dólar dispara, daqui a pouco já não vai ter moeda americana para vender, e quem tem dinheiro em pesos no banco perde. Já caí nessa, perdi um montão no 'corralito'."

A Argentina é um dos países mais dolarizados do mundo. Peso e dólar convivem no dia a dia. Mas, nas horas de uma crise, o argentino se refugia na moeda americana.

Na semana passada, a forte pressão sobre câmbio em escala global foi especialmente cruel com os argentinos.

Na terça-feira (8), o peso se desvalorizou em 5%, e o governo anunciou que iria pedir ajuda ao FMI (Fundo Monetário Internacional) -algo que não ocorria havia 15 anos.

Na sexta retrasada (4), o banco central elevou os juros básicos de 27,5% ao ano para 40% na tentativa de segurar investidores e dólares, cujas cotações não param de oscilar.

Os painéis das casas de câmbio até viraram atração turística em Buenos Aires. Argentinos e estrangeiros param para tirar fotos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter