X

Esportes

Guarujaense conquista medalha de ouro em Abu Dhabi

Thaynã Higor tem uma lesão no plexo braquial esquerdo, resultante de um erro médico durante seu parto

Da Reportagem

Publicado em 02/05/2018 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A competição foi realizada pela United Arabe Emirates Jiu-Jitsu Federation (UAEJJF) / Divulgação/PMG

Vencedor de três mundiais organizados pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), o paratleta guarujaense Thaynã Higor Cruz da Silva sagrou-se campeão do "Abu Dhabi World Festival ParaJiu Jitsu 2018", após derrotar o também brasileiro Daniel Borges, de Florianópolis na final. O jovem de 20 anos tem uma lesão no plexo braquial esquerdo, resultante de um erro médico durante seu parto.

Para conquistar tal feito, o arte marcialista manteve uma rotina árdua de treinamentos diários. "Eu treinava três vezes por dia, fazia um treino de jiu jitsu de tarde. Logo após, ia pra preparação física (funcional) e a noite fazia mais um treino de jiu jitsu, cada treino com duração de 1h e 30 min", ressaltou o atleta.

Thaynã tem limitações ao levantar, esticar e até mesmo girar o braço. Mas isso não é empecilho para o guarujaense conquistar seus objetivos, desde seus 13 anos de idade, quando iniciou na modalidade.

"O Thaynã é um garoto super disciplinado, dedicado e focado no seu propósito. Apesar dele ter uma deficiência, o nosso treino não é todo adaptado a ele, coloco o Thaynã pra fazer o mesmo treino que os meus atletas sem deficiência fazem, apenas com poucas adaptações. Acho que esse é o nosso diferencial, não o vemos como uma pessoa diferente. Eu aprendo todos os dias com a garra e a superação desse menino", exaltou Ednaldo Keno, treinador do atleta.

A competição foi realizada pela United Arabe Emirates Jiu-Jitsu Federation (UAEJJF) e ocorreu na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O evento contou com aproximadamente 100 paratletas provenientes de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão, Cazaquistão, Mongólia e Bélgica.

"Para mim o sentimento é de orgulho. Orgulho pra minha família, pros meus amigos, minha equipe, e pra todos que estão em minha volta, pois nasci e cresci no Guarujá. Me sinto muito feliz em dar orgulho pra todos. Nesse ano conseguimos pela primeira vez chegar até o prefeito Válter Suman e assim conseguimos um apoio pra ajudar a custear a viagem. Sou muito grato a todos da Secretaria de Esportes e ao prefeito por acreditarem em mim", concluiu Thaynã.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter