X

Esportes

Em ofício à Conmebol, Santos alega ter escalado Sanchez de boa-fé

A Conmebol pode declarar o Santos perdedor por 3 a 0 da primeira partida das oitavas de final da Libertadores contra o Independiente, disputada na última terça (21), em Buenos Aires

Folhapress

Publicado em 24/08/2018 às 17:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos alega ter escalado Sanchez de boa-fé / Ivan Storti/Santos FC

O Santos enviou nesta sexta (24) à Conmebol ofício pedindo que a suposta escalação irregular do volante uruguaio Carlos Sanchez receba o mesmo tratamento dado pela entidade ao caso do Bruno Zuculini, do River Plate.

O meia argentino atuou de forma irregular em sete partidas da Libertadores até agora. Ele estava suspenso por uma expulsão na Sul-Americana de 2013, quando estava no Racing. 

A Conmebol pode declarar o Santos perdedor por 3 a 0 da primeira partida das oitavas de final da Libertadores contra o Independiente, disputada na última terça (21), em Buenos Aires. Em campo, o placar foi 0 a 0.

A equipe argentina alega que Sanchez não poderia ter sido escalado porque tinha suspensão a cumprir após ser expulso em 2015, na semifinal da Copa Sul-Americana, quando estava no River Plate. 

A decisão da entidade sul-americana deve ser divulgada na próxima segunda (27) e o Santos tem até esta sexta para entregar sua defesa na sede da confederação, em Assunção, no Paraguai.

A Conmebol avisou que o River Plate não será punido pela escalação de Zuculini porque a equipe consultou por escrito sobre a condição de jogo do atleta. A organizadora da Libertadores disse não haver pendência. Depois reconheceu ter acontecido um "erro administrativo".

Para escalar Sanchez, o Santos não enviou ofício para esclarecer a situação do volante. Acessou o sistema Comet, mantido pela própria confederação, e constatou que o uruguaio tinha condições de jogo. O software foi criado em 2016, ano em que a CBF recebeu um comunicado da avisando que os clubes deveriam fazer consultas por escrito à Conmebol sobre o status disciplinar de cada atleta. 

Em seu ofício, enviado também para a CBF e a Federação Paulista de Futebol, o Santos alega que agiu de boa-fé no caso, da mesma forma que aconteceu com o River Plate com Zuculini.

"Teríamos, sem dúvida alguma, o maior caso de utilização de critérios diferentes em casos análogos na história do futebol ou até mesmo no esporte mundial e o Santos FC, tricampeão desta competição, não acredita realmente que poderá sofrer tratamento diferenciado", diz a nota enviada pela equipe brasileira.

Até o ano passado, o Santos poderia contar com o lobby de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, que era o representante brasileiro no conselho da entidade. Ele deixou o cargo em maio.

A CBF também já gozou de maior prestígio político na entidade. Isso foi comprometido durante a Copa do Mundo, quando o presidente da confederação, coronel Nunes, rompeu o pacto do continente de apoio às candidaturas de Estados Unidos, México e Canadá para o Mundial de 2026 e votou no Marrocos. Ele alegou ter "cometido um erro" no momento da votação.

O presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino), Claudio Tapia, foi eleito vice-presidente da Conmebol e é genro de Hugo Moyano, mandatário do Independiente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter