X

Cultura

Do singular para o coletivo: qual o papel da arte?

Expressar na arte as indagações do mundo que nos rodeia: essa é a proposta do Grupo de investigação cênico-poético-racial Coletivo Negro

Rafaella Martinez

Publicado em 18/06/2018 às 09:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ator e diretor, Jefferson Matias / Alícia Peres

No dicionário, a palavra ‘Cultura’ significa complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Expressar na arte as indagações do mundo que nos rodeia: essa é a proposta do Grupo de investigação cênico-poético-racial Coletivo Negro, que participou, neste sábado da Roda de Conversa sobre a temática ‘Singularidades’, que norteia a 22ª edição do FESCETE – Festival de Cenas Teatrais 2018. 

Para o ator e diretor Jefferson Matias, o grupo surgiu justamente da vontade de suprir a carência de trabalhos poéticos a favor da temática negra. “Queríamos dialogar, a partir do nosso tempo, sobre o que aconteceu com as famílias negras durante o processo de desenvolvimento social onde muitos ascenderam enquanto para outros esse direito foi negado”, conta.

Na visão do ator, dramaturgo e diretor Jé Oliveira, no grupo a negritude é a unidade que aproxima pessoas de diferentes orientações sexuais e posicionamentos sociais. “Tivemos avanços pequenos, mas significativos. Sabemos que na política – com menos de 5% dos representantes afrodescendentes - e até mesmo na arte ainda temos muito a avançar, mas estamos caminhando”, destaca.

Outra mesa redonda – agendada para o dia 20, às 15h no Teatro Guarany – acontecerá com a fundadora do ‘MONART’ - Movimento Nacional de Artistas Trans e do “Coletivo T” - Coletivo Artístico de Artistas Trans em SP, Renata Carvalho e o ator e cantor Vinicius Silvino, que faz de seu trabalho ressonância de vozes das pessoas LGBTQI e das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Para Silvino, participar do ciclo de conversas com a atriz Renata Carvalho é um presente. “Aprendi com ela que a representatividade é muito importante e acredito que o festival vem com um tema muito feliz e necessário, na contramão dessa onda conservadora que vivemos. A repressão à arte é o contrário da singularidade”, aponta.

Para Renata, que atualmente está em cartaz com ‘O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu’, a mesa vai falar de corpos dissidentes e representatividade nas artes. “As expressões estão interligadas e convido todos os artistas cisgêneros para conversar sobre o entendimento de que a representatividade é o ato desse corpo travesti que é criminalizado e sexualizado estar presente”, afirma.

Festival

Idealizado pelo TESCOM Promoções Artísticas e Culturais, o FESCETE é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos/Secretaria de Cultura e conta com o patrocínio da Codesp.

Os números são notórios na trajetória do evento ao longo destes 21 anos: cerca de 190 mil espectadores, mais de 1500 apresentações artísticas com cenas e espetáculos em mostras competitivas e convidadas. Somente na última edição, foram mais de 80 ações. Durante seu histórico, gerações de artistas despontaram no evento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter