X

Cultura

A leveza de uma catadora de recicláveis em cena com Aurora

Espetáculo da Cia Arueiras do Brasil fala com leveza sobre exclusão social e situações limites

Rafaella Martinez

Publicado em 07/09/2017 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Personagem Aurora é a poesia que brota da mais dura realidade vivida por catadores de recicláveis no Brasil / Delba Beraldi

Aurora surgiu dentro de um projeto de teatro e reflexão. E assim, unindo duas palavras diferentes quando grafadas de forma separada, porém indivisíveis quando escritas assim, lado a lado, o projeto da Cia Arueiras do Brasil encerra a mostra regional do FESTA 59 hoje, no palco do histórico Teatro Guarany.

Em cena, a atriz Arlete Ramello encarna a simpática senhora que apesar do peso da idade continua trabalhando como catadora de recicláveis.

“Queria escrever um monólogo, pois isso seria um desafio para mim enquanto diretor e para Arlete enquanto atriz. Queríamos também falar de um tema delicado de forma leve. Tratar a vida de uma catadora de recicláveis não como uma coitada, mas como uma trabalhadora. Passamos pelas ruas e sequer notamos essas pessoas. Parece que todo mundo é igual, sem história. Aurora vem na contramão disso”, conta Edivaldo Costa.

Para Arlete, o pior de Aurora está na sua estampa. “O que vem dela não é aquela desgraça que a imagem e a profissão dela fazem, de forma preconceituosa, a imaginação da gente pensar. Ela vê a vida de uma forma otimista”, afirma Arlete.

O espetáculo foi concebido a partir do decreto de 11 de Setembro de 2003 onde foi criado o Comitê Interministerial da Inclusão Social de Catadores de Lixo. O grupo busca de forma leve e agradável, informar e conscientizar através de seus textos reafirmando a importância de um trabalho voltado para a “intergerações” uma vez que todos os seres humanos viverão em melhores condições intelectuais a partir do momento que respeitarem às diferenças não somente das faixas etárias pelas quais todos passarão, mas também das classes sociais e tudo o que ela representa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter