X

Cubatão

Visitações à Estrada Velha e seus monumentos, a partir de Cubatão, serão dinamizadas

Agora, as visitas agendadas à área, a partir de Cubatão, poderão ser feitas em todo último sábado de cada mês, começando pelo próximo dia 2

Da Reportagem

Publicado em 07/02/2018 às 12:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No final deste mês, serão agendados roteiros para grupos interessados em fazer o percurso no sentido Litoral-Planalto / Arquivo Secom/PMC

Percorrer a Estrada Velha (antigo Caminho do Mar), conhecer seus monumentos, a flora exuberante e desfrutar da privilegiada vista de toda a Baixada Santista, a cerca de 700 metros de altura, é um dos melhores roteiros culturais e turísticos que se pode cumprir na Baixada Santista.

E esse programa será dinamizado a partir de agora, após entendimentos mantidos recentemente entre a Prefeitura de Cubatão - por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo - e a Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que administra aquele sítio histórico, arqueológico e ambiental situado nas encostas da Serra do Mar.

Agora, as visitas agendadas à área, a partir de Cubatão, poderão ser feitas em todo último sábado de cada mês, começando pelo próximo dia 24.

Conforme explicou o secretário municipal de Turismo, Antonio Martins Ribeiro, essas visitas precisam ser previamente agendadas, visando à formação de grupos, e depois monitoradas. "Primeiro por razões de segurança dos próprios visitantes; depois, por se tratar de área de preservação ambiental", explicou. Essas providências são adotadas tanto para os grupos que acessam a região a partir do município de São Bernardo do Campo, como a partir de Cubatão, no sopé da serra. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (11) 2997-5000, ramal 356, ou [email protected].

A visitação nos últimos sábados de cada mês é apenas a primeira das ações voltadas a dinamizar os roteiros iniciados em território cubatense. Em uma segunda fase, conforme o secretário Antonio Ribeiro, será criada uma estrutura de recepção, no território cubatense, dos turistas procedentes de São Bernardo. "Eles receberão informações sobre todo o acervo histórico e ambiental relacionado a Cubatão", explicou.

Conforme Mauro Haddad Nieri, secretário municipal de Meio Ambiente, o maior volume de movimento de turistas a partir de São Bernardo do Campo é decorrente da falta de um diálogo maior entre administrações municipais anteriores e a Fundação Florestal. "Desde o início da atual governo, este diálogo foi intensificado. Lembro-me que, no começo de 2017, quando então respondia pela pasta de Turismo, estive na entidade e fui informado por um de seus diretores que, há quatro anos, não recebiam um representante da Prefeitura para debater a visitação da Estrada Velha e seus monumentos a partir de Cubatão".

O ínício do diálogo, conforme Mauro, teve como primeira consequência a realização, ainda em abril de 2017, da 1ª Ecocaminhada, comemorativa do aniversário da cidade. "E já estamos programando a segunda Ecocaminhada, para abril deste ano", informou.

E, conforme Antonio Martins Ribeiro, já estão sendo desenvolvidas tratativas, também, para a realização, na mesma época, de um passeio de bicicletas, no sentido Planalto-Cubatão.

O roteiro - O sítio histórico do Caminho do Mar possui, entre outras atrações: trechos da Calçada de Lorena, feita no século 18, a primeira ligação pavimentada, com rochas, entre o litoral brasileiro e o planalto; a Estrada Velha, aberta no século 19, primeira via a possibilitar tráfego de veículos, no mesmo percurso (ela só deixaria de ser utilizada para isso com a construção da Via Anchieta, nos anos 1940/50), além de nove monumentos construídos pelo Governo Federal, em 1922, em comemoração aos 100 anos da Proclamação da Independência.

Entre estes monumentos estão o Cruzeiro Quinhentista, no sopé da serra; o Rancho da Maioridade e o Pouso Paranapiacaba. Na década de 1970, os monumentos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). E a área ambiental foi declarada pela Organização das Nações Unidas como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O acesso por Cubatão fica perto da Refinaria Presidente Bernardes. O passeio (subida ou descida) demora quatro horas e meia.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Jair, promessa da base, renova com o Santos até 2026

Zagueiro chegou ao clube em 2016 para jogar no sub-11

Polícia

Homem tem carro roubado na porta de casa, em São Vicente; ASSISTA

O caso aconteceu na Rua Coronel Silva Telles, esquina com as ruas Tamoios e Carijós, bairro Parque São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter