X

Cotidiano

Violência Contra a Mulher será tema de Palestra no Guarany

Tema será abordado pela presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB-São Paulo, Katia Boulos, e pela psicanalista Giselle Groeninga

Da Reportagem

Publicado em 04/08/2018 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A entrada é gratuita / Matheus Tagé/Arquivo/DL

Na próxima terça-feira (7), comemoram-se os 12 anos da promulgação da Lei Maria da Penha. Para celebrar a data e alertar sobre a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a OAB-Santos, promove palestra no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), a partir das 8h30.

O tema será abordado pela advogada e presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB-São Paulo, Katia Boulos, e pela psicanalista, mestre e doutora em direito civil Giselle Groeninga. A entrada é gratuita.

Segundo a coordenadora de Políticas para a Mulher, Diná Ferreira Oliveira, os casos de violência contra a mulher ocorrem principalmente no espaço doméstico e, em sua maioria, são provocados pelo cônjuge. A violência, porém, pode ser cometida por outras pessoas com quem a mulher mantém relações afetivas ou íntimas como o pai, filhos, sogros, primos e pessoas do mesmo sexo. "É mais frequente do que se imagina. Afeta todas as classes sociais, etnias e regiões. Em todas as suas formas, viola os direitos humanos e afeta a saúde física e mental da vítima", alerta Diná.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A lei, que ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor responsabilizado por seus atos, ampara todas as pessoas que se identificam com o sexo feminino, heterossexuais, homossexuais e mulheres transexuais.
Como denunciar

Denúncias de casos de Violência Contra a Mulher podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher: 180, um canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o País (a ligação é gratuita).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter