X

Cotidiano

Vestibular para medicina em Cubatão abre inscrições

Serão 50 vagas e os interessados podem entrar em contato pela internet ou por meio do telefone da universidade

Glauco Braga

Publicado em 05/12/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A universidade informou que o curso vai contar com laboratórios de alto padrão e equipamentos de última geração / Alyson Montrezol/Divulgação

Com 50 vagas, o vestibular para o curso de medicina da Universidade São Judas, em Cubatão, abre suas inscrições hoje e segue até o dia 11. Na terça, o Ministério da Educação e Cultura credenciou oficialmente o curso, por meio da Portaria 1298, de 3/12/2018, publicada no ­Diário Oficial da União.

Com as novas vagas, a universidade espera contribuir para a melhora dos serviços médicos de qualidade no município e região.

“Enquanto o Brasil tem o índice de 0,8 vaga em medicina para cada 10 mil habitantes, outros países têm índices maiores. Na Austrália, por exemplo, o índice é de 1,4; na Argentina, é de 3,1. A população brasileira percebe e manifesta o desconforto com essa escassez de médicos”, destaca o coordenador José Lúcio Martins Machado.

Segundo Machado, o curso de Medicina prevê programas de residência médica em diversas especialidades e com conteúdos que reforcem a responsabilidade social e compromisso cidadão do aluno. “Sabemos que 86% dos médicos permanecem no local em que cursaram a graduação e a residência médica. A chegada da Universidade deverá contribuir para diminuição da carência de médicos de Cubatão e região e fortalecimento da prestação de serviços na atenção básica em saúde”, destacou.      

Para o prefeito de Cubatão, a inauguração da Faculdade será um dia histórico porque representa mais saúde para a comunidade e o avanço econômico. “Os alunos do curso de medicina vão ajudar os agentes de saúde locais, oferecendo sua mão de obra para cuidar dos cubatenses. Por outro lado, a implantação do campus vai de encontro ao desenvolvimento econômico da cidade, gerando emprego, renda e fomentando o comércio”, disse Ademário Oliveira.

O prédio está localizado na Rua São Paulo, 328, no Jardim São Francisco, para funcionamento nos três primeiros anos. Depois, será transferido para a sede definitiva, a ser construída na Avenida Martins Fontes, 130, Vila Nova, próximo ao Pronto-Socorro Municipal.

A unidade conta com laboratórios de alto padrão e equipamentos de última ­geração.

No morfofuncional, os alunos têm acesso a modelos anatômicos 3D e diversos microscópios acoplados aos computadores para visualização de lâminas de forma individual; e uma mesa digital com um atlas completo de anatomia, capaz de realizar simulações de funções dos sistemas nervoso, circulatório e respiratório, analisar exames e tomografias, medir distâncias de lesões, simular cirurgias.

As inscrições para o Vestibular estao abertas pela internet (usjt.br/medicina) ou pelo (11) 2799-1677, de 2ª a 6ª-feira (exceto feriados), no horário das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 12h.
O edital está disponível no site.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter