X

Cotidiano

TIM antecipa horário de verão e afeta moradores da região

O erro coincidiu com o dia em que a mudança de horário entrou em vigor no ano passado

Caroline Souza

Publicado em 15/10/2018 às 20:48

Atualizado em 15/10/2018 às 20:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Clientes da TIM em várias cidades do Brasil acordaram uma hora mais cedo / Rodrigo Montaldi/DL

Clientes da TIM em várias cidades do Brasil acordaram uma hora mais cedo ontem em função de um problema do sistema da operadora. O ‘bug’ adiantou automaticamente o relógio dos celulares para o horário de verão, principalmente em iPhones.

O dia coincidiu com a data em que o horário de verão entrou em vigor no ano passado - 15 de outubro de 2017. Este ano, porém, a mudança ocorrerá em 18 de novembro.

Por conta do erro, a cabeleireira Carolina Oliveira chegou uma hora antes ao curso de maquiagem. “Eu só descobri que estava adiantada quando mandei mensagem para a professora”, conta. “Cheguei a desligar e ligar o celular, mas nada aconteceu. Só resolveu quando tirei do automático”, completa. Mesmo assim, a cabeleireira só descobriu mais tarde que se tratava de um erro da operadora.

Moradora da Ponta da Praia, Rafaela Correa coloca dois celulares para despertar: um com sistema iOS e outro com Android. O ‘bug’ só aconteceu no celular da Apple. “O iPhone despertou supostamente às 6h, mas no outro ainda era 5h”, diz. Para confirmar qual estava certo, Rafaela recorreu ao antigo relógio de pilha. Às 8h, segundo ela, o horário voltou ao normal.

O céu escuro foi um aviso para Jayne Queiroz que tinha alguma coisa errada. A moradora de Praia Grande estranhou quando olhou pela janela e decidiu confirmar a hora no celular do marido. “O dele estava diferente do meu, por isso fui nas configurações do celular e o horário de Brasília marcava a hora certa”, comenta.

Enquanto a maioria acordou adiantada, Juliana Duarte, que mora em São Vicente, achou que estivesse atrasada. “Eu tenho iPhone, mas não uso o despertador dele. Só peguei meu celular quando fui tomar café e levei um susto, porque estava marcando 7h10. Decidi ver em outros relógios de casa e ainda era 6h10”, afirma.

Em resposta ao Diário do Litoral, a assessoria de imprensa da TIM confirmou o problema e pediu desculpas pelo erro. “A TIM informa que alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”.

Horário de verão 2018

Este ano, o horário de verão estava previsto para começar no dia 4 de novembro, mas o Ministério da Educação pediu a alteração por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Para não prejudicar os candidatos, o governo decidiu adiar o início do horário de verão para 18 de novembro.

Normalmente, a mudança de horário ocorre em outubro, mas no final do ano passado, o presidente Michel Temer assinou decreto adiando o início para novembro. Também houve uma discussão em torno da mudança de datas em decorrência do período eleitoral.

A data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

Hora certa

Quem precisa consultar a hora pelo celular pode usar um recurso do Google. Basta entrar no buscador e digitar “que horas são”. Usuários do sistema Android também podem obter as informações pelo comando de voz do Google Assistente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter