X

Cotidiano

TCE determina paralisação de pregão em Bertioga

Certame seria para a aquisição de material pedagógico para utilização de professores e alunos da rede pública municipal

Da Reportagem

Publicado em 21/09/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), acatou a denúncia da empresa e solicitou à Prefeitura de Bertioga que apresente, no prazo de cinco dias, cópia integral do edital e seus anexos / Rodrigo Montaldi/DL

O conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), determinou a imediata paralisação do edital do pregão de registro de preços para aquisição de material pedagógico para utilização de professores e alunos da rede pública municipal de ensino. O valor estimado do certame é de pouco mais de R$ 2,8 milhões.

A secretária de Educação Rossana Aguilera Garcia Barbosa e o prefeito Caio Matheus (PSDB) têm cinco dias, a contar do recebimento do comunicado do TCE, para apresentar cópia integral do edital e seus anexos e, ainda, apresentar alegações e esclarecimentos que julgar oportunos em relação aos problemas apresentados pela empresa Center Valle Comercial, Importação e Exportação Business, que entrou com uma representação no Tribunal.

O relator Dimas Ramalho confirmou, em seu relatório, que as questões levantadas pela empresa “fornecem indícios de possível contrariedade à legislação federal, entre especial a 8666/93 (Lei de Licitações).  

Segundo a empresa, o certame apresentou alguns problemas, entre eles a exigência de produto de fabricação nacional – régua transparente cristal – estaria afrontando a Súmula 36 do TCE, que preconiza que em procedimento licitatório, não se admite vedação a bens de fabricação estrangeira, salvo se decorrente de disposição legal.

A Center Valle também critica a descrição excessiva das características e especificações de alguns itens, entendendo haver direcionamento de marca, entre outras questões. A Prefeitura não se manifestou sobre a questão.    

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter