X

Cotidiano

Sindicalista químico preso pela ditadura agora é nome de praça em Santos

Cláudio José Ribeiro, preso no navio Raul Soares e torturado, foi homenageado nesta quinta-feira

Francisco Aloise

Publicado em 26/10/2017 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A placa dando nome à praça foi descerrada, por volta das 10 horas / Divulgação

O líder sindical químicos, Cláudio José Ribeiro, preso no navio Raul Soares e torturado pela ditadura militar instalada no País em 1964, já falecido, foi homenageado nesta quinta-feira e agora é nome da praça localizada bem ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Químicos, na Avenida Pinheiro Machado, 77, na Vila Mathias.

A placa dando nome à praça foi descerrada, por volta das 10 horas, na presença de autoridades da região, familiares do homenageado, sindicalistas e aposentados. Em seu discurso, o presidente do sindicato Herbert Passos Filho enalteceu a figura do ex-líder da categoria.

“Ele deixou-nos um legado de luta e dignidade e mesmo preso e torturado manteve sua dignidade. Não foi só ele que sofreu, mas também seus familiares. Essa placa dando nome a essa praça de Recanto Cláudio José Ribeiro servirá para perpetuar sua memória e sua história e luta e dignidade”, disse Passos.

A homenagem partiu de um projeto de lei do vereador Braz Antunes (PSD) que a justificou mencionando o histórico de luta do ex-líder sindical. “Pessoas como Cláudio devem ser sempre lembradas e essa homenagem servirá para perpetuar seu nome e dignificar sua luta”

Outro vereador, Toninho Vieira, de Cubatão, que é trabalhador do setor químico, também enalteceu a figura do líder sindical e mencionou o exemplo deixado por ele para as futuras gerações.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa era esperado na solenidade, mas não pode comparecer, mas mandou representantes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter