X

Cotidiano

São Vicente celebra cultura cigana nessa quinta-feira

Festa de Santa Sara Kali e Dia Nacional do Povo Cigano são comemorados no Ilha Porchat Clube

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2018 às 21:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Dia Nacional do Povo Cigano (24) tem comemoração dupla em São Vicente. O evento, relacionado à data e à Festa da Padroeira do Povo Cigano Santa Sara Kali, será realizado no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 61 – Itararé), a partir das 15h.

Mônica Braga, organizadora do evento e criadora do projeto Viva Cultura Cigana, explica a importância da comemoração na região. “Os dois eventos vêm para quebrar os estereótipos e difundir a cultura cigana. Há a imagem que o cigano é uma religião, sendo que é a cultura de um povo com crenças, culinária e outros hábitos”.

“O objetivo do evento é mostrar toda a cultura e magia nessa cultura, atraindo visitantes de fora e artistas da região Sudeste, provando que em outros lugares do Brasil há essa cultura que é o povo cigano”, explica Mônica.

A festa contará com o show de Raul Carneiro (cantor de São Paulo que interpreta músicas ciganas), além de apresentações de danças realizadas pela companhia de dança jundiaiense Sarah Yacov, e o grupo de São Paulo, Sarah Lurbankos.

O padre da Paróquia São Pedro Pescador de São Vicente, Albino Schwengber, abençoará a gruta de Santa Sara Kali. Leituras de mão e previsões do oráculo também poderão ser conferidas pelos presentes da festa. Haverá a venda de pratos e drinks tradicionais da cultura cigana.

A entrada do evento é 1 quilo de alimento não perecível mais um agasalho. Os itens deverão ser entregues na entrada do evento, sendo encaminhados à Paróquia São Pedro Pescador de São Vicente. O evento é realizado pelo Projeto Viva a Cultura Cigana, com o apoio da Secretaria de Cultura da Cidade (Secult).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter