X

Cotidiano

Santos é destaque em estudo sobre perdas de água na distribuição

O nível de perdas no município é de 17% em relação ao volume e de 18% sobre o faturamento, enquanto que a média brasileira é de 38,01% e de 38,53%, respectivamente

Da Reportagem

Publicado em 12/06/2018 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos está entre as cidades brasileiras que menos desperdiça água potável na distribuição / Divulgação/Portal Brasil

Santos está entre as cidades brasileiras que menos desperdiça água potável na distribuição — fica atrás apenas de Palmas, no Tocantins (primeiro lugar), e Limeira, no interior de SP (segundo lugar). O nível de perdas no município é de 17% em relação ao volume e de 18% sobre o faturamento, enquanto que a média brasileira é de 38,01% e de 38,53%, respectivamente.

É o que aponta um novo estudo do Movimento Menos Perda, Mais Água, do Pacto Global, iniciativa da ONU, feito com o Instituto Trata Brasil e com a Go Associados.

O levantamento foi divulgado na Fiesp, em São Paulo, durante o evento "Perdas de água: desafios ao avanço do saneamento básico e à escassez hídrica", no dia 7 de junho (Semana do Meio Ambiente).

Cenário nacional

O índice médio de perdas de faturamento no Brasil, de 38%, é 23 pontos percentuais a mais que a média nos países desenvolvidos (15%). Para se ter uma ideia, o percentual de perda financeira na Austrália é de 10,3% e nos Estados Unidos, 12,8%. Em relação às regiões brasileiras, os estados do Centro-Oeste (35,0%), Sudeste (34,7%) e Sul (36,3%) apresentam melhor desempenho do que a média nacional (38%) e os estados do Norte (47,3%) e Nordeste (46,3%) têm as maiores perdas.

No país todo, as perdas comerciais, que é o volume de água perdida não faturada por motivo de furto ou falta de medição, é de 2,314 bilhões de de m³,  as perdas físicas —  água faturada perdida nos vazamentos —, de 3,471 bilhões de m³, e as perdas de volume de serviços — com carros de bombeiro e caminhões-pipas, por exemplo —, de 593 milhões de  m³. No caso da água furtada ou não medida, a perda financeira é calculada multiplicando o volume de água não faturada pela tarifa média de água.

No caso das perdas físicas, o valor é calculado multiplicando o volume de água perdida nos vazamentos pelo custo marginal da produção de água, considerando custos com produtos químicos, energia e serviços de terceiros. As empresas que prestam serviços de abastecimento de água não são obrigadas a reportar as perdas físicas e comerciais, o que impede análises mais precisas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter