X

Cotidiano

Ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê recebem nova ação de zeladoria

O local faz parte da história do Brasil e será resgatado para visitação

Da Reportagem

Publicado em 20/09/2018 às 21:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá / Divulgação/PMG

Resgatando a história de Guarujá, na segunda (24) e terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico - com apoio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Operações Urbanas - irá realizar uma nova ação de zeladoria na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, patrimônio histórico da Cidade. A manutenção vendo sendo feita desde o ano passado, com a atual gestão, e tem o objetivo de resgatar o local para visitas.

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil. O local era frequentado pelo Padre Anchieta, onde rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras com sambaquis e óleo de baleia com conchas. Atualmente restam as ruínas que ainda dão a dimensão da antiga estrutura desta construção histórica.

"A Ermida faz parte da história não só do Guarujá, mas do Brasil. Queremos resgatar este local para que seja usado e conhecido, tanto pelos turistas que nos visitam, quanto para os próprios moradores da Cidade", explica a diretora de patrimônio cultural, Mônica Daige.

O acesso a Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, a estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica. A Prefeitura de Guarujá e de Bertioga firmaram parceria em agosto de 2017 para que sejam feitas as manutenções no local.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter