X

Cotidiano

Reservatório Santa Tereza-Votoruá recebe visitantes

A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2018 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Reservatório foi aberto para a visitação / Divulgação/PMS

O Reservatório Santa Tereza/Votoruá, maior túnel da América Latina destinado a acondicionar água tratada e encravado em rocha maciça, recebeu vários visitantes na quarta-feira (26).

Em processo de limpeza e desinfecção, o espaço, que fica entre os morros Santa Tereza, em Santos, e Voturuá, em São Vicente, foi aberto para a visitação, a exemplo do que acontece, em geral, a cada dois ou três anos. Entre os visitantes estava a professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Após a visita, ela falou sobre a construção, que foi inaugurada em 1981. “Estou encantada com a tecnologia, com o tamanho e o volume de água. É uma coisa extraordinária”, afirmou a professora, após a visita.

A presidente do Fundo Social também enfatizou a importância do espaço para São Vicente. “Não é só o Estado de São Paulo. Mas a nossa região, nossa São Vicente, possuir essa beleza enorme. É um prazer e uma felicidade pela oportunidade de conhecer, como estou conhecendo”, explica.

Ricardo DaruizBarsoi, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, ficou encantando por desfrutar de obras como a do Reservatório SantaTereza/Voturuá. “Realmente, vale a pena viver neste estado e vale a pena poder desfrutar de obras como essa, que para engenheiros como eu, são especiais. É uma realização ter um Estado com saneamento e com qualidade de vida para todos”, disse.

O Superintendente Regional da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman, explicou a importância do Reservatório para a Baixada. “Ele foi construído no final da década de 70 e começou operar em 1981, em função da demanda crescente por água na região. Com a construção da primeira pista da Rodovia dos Imigrantes, o fluxo de turistas aumentou muito e, consequentemente, o consumo de água. Com isso, a Sabesp precisou aumentar a reserva de água. Então, foi construído esse reservatório encravado na rocha, sendo o maior da América Latina”, lembrou.

História

O Reservatório foi inaugurado em 16 de novembro de 1981, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada.

Com acesso pelo interior do Parque Ecológico do Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá, São Vicente), o espaço chamado de Voturuáfoi aberto para a limpeza e desinfecção. A realização do procedimento permite que a população conheça a estrutura, capaz de receber até 110 milhões de litros de água.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter