X

Cotidiano

Reflexo da greve: gasolina acaba em diversos postos da região

Em Santos foram 51 postos pesquisados. Destes, 13 estavam sem combustível, seis ainda tinham gasolina, um com etanol e 31 com ­diesel

Da Reportagem

Publicado em 25/05/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até a tarde de ontem, 37 postos da Baixada Santista ficaram zerados / Rodrigo Montaldi/DL

A gasolina acabou, ontem, em diversos postos da região. Quem procurou pelos postos que ainda tinham combustível, teve que enfrentar longas filas para abastecer. Segundo levantamento do Sindicombustíveis Resan, 37 postos procurados pelo Sindicato estavam zerados.

Em Santos foram 51 postos pesquisados. Destes, 13 estavam sem combustível, seis ainda tinham gasolina, um com etanol e 31 com ­diesel.

Na cidade de São Vicente, o Sindicato encontrou oito postos zerados e cinco com diesel. Foram 13 postos ­pesquisados.

Em Guarujá, 16 postos foram pesquisados. Destes, dez estavam zerados e seis ainda tinham diesel.

Outros seis postos estavam zerados em Praia Grande, oito tinham diesel, quatro com gasolina e quatro com etanol.

O levantamento verificou ainda a situação dos postos de Cubatão. No município, dois postos contavam com gasolina disponível, um com etanol e nove com diesel.

Supermercados

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) afirma que as paralisações dos caminhoneiros autônomos já causam desabastecimento nos supermercados, em especial itens de frutas, legumes e verduras, que são perecíveis e de abastecimento diário.

Carnes e produtos industrializados, que levam proteínas no processo de ­fabricação, já estão com ­as ­entregas comprometidas pelos atrasos no ­reabastecimento.

A entidade espera resoluções imediatas para que a população não sofra com a falta de produtos de necessidade básica.

Correios

A greve nacional dos caminhoneiros continua impactando as operações dos Correios. Em São Paulo Metropolitana e Baixada Santista, o 6% das correspondências deixaram de ser entregues.

Diante desse cenário, continuam suspensas as postagens das encomendas com dia e hora marcados (SEDEX 10, 12 e HOJE). Os Correios estão aceitando postagem de SEDEX e PAC, no entanto, enquanto perdurarem os efeitos desta greve, haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega desses serviços, bem como das correspondências.

Transporte público

Devido à greve dos caminhoneiros autônomos nos últimos dias, a EMTU/SP informou ontem que as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento.

O Consórcio BR Mobilidade que atua na Baixada Santista opera com 60% da frota.

A região é atendida por cerca de 70 linhas metropolitanas, com uma frota de 500 veículos. São, em média, 200 mil passageiros transportados diariamente.

A EMTU/SP acompanha a situação nas garagens, com a orientação de priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados.

Lixo

A Terracom informou, em nota, que a entrada de seus caminhões nas imediações do Viaduto da Alemoa está sendo realizada de forma tranquila, toda frota está sendo liberada para seguir até o destino final, ou seja, o transbordo.

No entanto, o problema agora é com relação à retirada do lixo acumulado no transbordo. “Os resíduos precisam seguir, em carretas, para o Aterro Sanitário do Sítio das Neves, que fica na área Continental de Santos. O procedimento não está sendo possível por conta da proibição de trafegar pelas rodovias”, esclarece.

A situação é preocupante, pois o transbordo já está com a sua capacidade de armazenamento quase esgotada e a quantidade de lixo acumulada é grande.
Segundo a empresa, caso não seja possível fazer esse transporte, a coleta domiciliar do lixo em Santos será interrompida.

A Prefeitura de Santos informou que ainda não foi possível normalizar o serviço de recolhimento de lixo e ainda há pelas ruas, pelo ­menos, 80 toneladas de resíduos sólidos a serem ­coletados.

A orientação é que a população coloque o mínimo possível de sacos de lixo nas ruas enquanto o serviço não for totalmente normalizado.

Outros serviços

Segundo a Secretaria de Gestão de Santos, os carros que trafegam com gasolina estão sendo abastecidos com 10 litros cada, só para os serviços essenciais, estoque deve terminar hoje. Já os carros que usam o diesel foram abastecidos ontem e usam um sistema de cartão para abastecimentos em postos credenciados da cidade.

“Enquanto houver estoque de diesel, serviços como o SAMU, entrega de merenda e veículos da Saúde continuam em atividade normal”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter