Cotidiano

Projeto leva consciência ambiental através da Arte em Guarujá

Murais serão pintados pela cidade, propagando a história local e o amor pela natureza

8 FEV 2018 Por Da Reportagem 20h:40
As ações serão voltadas à instalação de murais pela Cidade As ações serão voltadas à instalação de murais pela Cidade / Divulgação/PMG

A arte amplia o conhecimento, traduz experiências de vida e sensibiliza quem está a sua volta. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarujá criou o projeto “Arte Consciente”. A iniciativa visa mobilizar diversos setores da sociedade, em prol da consciência ambiental. As ações serão voltadas à instalação de murais pela Cidade, que propaguem a história local, o apreço pela natureza e o amor por Guarujá.

O Projeto “Arte Consciente” tem apoio das secretarias de Educação (Seduc), Coordenação Governamental (Segov) e Ouvidoria, mas pretende ao longo do ano engajar outras secretarias. Os trabalhos serão coordenados pelo renomado artista plástico Almeida Reis, que também é professor da rede municipal.

Pós-graduado em artes visuais pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e especialista em pinturas de murais, Almeida Reis tem diversos trabalhos expostos pela Cidade e região. No ano passado, ele foi um dos representantes da Baixada Santista na exposição internacional Elephant Parade.

“A arte é necessária para vida. Todos gostam de estar perto da arte e até de produzi-la. Quando essa arte tem um significado maior, ela tem o poder de se tornar um pertencimento”, declarou Almeida Reis.

As intervenções pretendem engajar a comunidade local, escolar e também os turistas, a fim de despertar a consciência ambiental, o turismo sustentável e a ocupação consciente do território - atitudes que fazem parte das diretrizes adotadas pela Administração Municipal.

Como resultado, o grupo de trabalho espera que além de registrar a mensagem de educação ambiental, valorizar os espaços públicos da Cidade.

Primeiro Mural

A primeira intervenção será realizada no muro da Creche Anna Juliana Tybor Passaes (Alameda das Margaridas, 2 - Jardim Primavera), em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello. A partir de sexta-feira (9), o local começa a receber os desenhos de pontos turísticos do Município e campanhas da Prefeitura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

©2018 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma