Cotidiano

Primeira etapa da obra na Ponta da Praia é iniciada em Santos

De acordo com a prefeitura, o ­procedimento visa ­instalar um tapete que servirá de base para os bags

12 FEV 2018 Por Vanessa Pimentel 17h:19
Tapete anti-erosão igual a este, no canteiro de obras, foi levado em embarcação para a altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima Tapete anti-erosão igual a este, no canteiro de obras, foi levado em embarcação para a altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima / Rodrigo Montaldi/DL

A primeira etapa da implantação do projeto piloto da Ponta da Praia começou na tarde desta segunda-feira (12) por ­volta das 14 horas. De acordo com a prefeitura, foi iniciada a instalação de um tapete que servirá de base para os bags, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima.

O material utilizado é uma espécie de lona de 25x12 (metros). O tapete foi levado em uma embarcação. Nas pontas do tapete há pequenos espaços que serão preenchidos de areia e amarrados em estacas para ficarem ­estabilizados.

Após a finalização do processo, os bags maiores serão colocados em cima deste tapete. Cerca de quatro mergulhadores, mais o pessoal de apoio, foram os responsáveis pela instalação da estrutura submersa.
A previsão é de que o primeiro bag seja colocado sobre o tapete nesta terça. Ao todo serão necessários 49 sacos. Depois de preenchidos com areia, cada um pesará cerca de 300 ­toneladas.

Na semana passada foi instalada no mar a linha de tubos que vai levar a areia até os sacos. As estacas para guiar a instalação também foram fixadas pelos mergulhadores. A expectativa é que a obra acabe até a primeira quinzena de março.

O projeto piloto  é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Gireli e Patrícia Garcia, da Unicamp. A obra visa minimizar os efeitos das ressacas e a erosão, além de ampliar  a base de dados para uma solução definitiva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

©2018 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma