X

Cotidiano

Prefeitura vai cobrar IPTU sobre áreas no Polo Industrial

Secretaria do Patrimônio da União (SPU) informou que não há impedimentos legais para que a cobrança seja feita em Cubatão

Da Reportagem

Publicado em 13/09/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Acabar com a distorção na cobrança do IPTU das indústrias é o objetivo dos entendimentos que começaram a ser mantidos ontem entre a Prefeitura e a SPU / Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Extensas e valiosas áreas no Polo Industrial de Cubatão, não consideradas de proteção ambiental, têm sido exploradas economicamente sem que as empresas que as ocupam paguem Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que priva a Prefeitura de recursos significativos para aplicar em obras e serviços para a população. O IPTU sobre essas áreas não vinha sendo lançado, até agora, por serem áreas de marinha, pertencentes ao Governo Federal.

Acabar com tal distorção é o objetivo dos entendimentos que começaram a ser mantidos ontem entre a Prefeitura e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que tem jurisdição sobre aqueles terrenos. O prefeito Ademário Oliveira aproveitou a visita do novo chefe da Superintendência Regional da SPU, Valdir Rumonado, para comunicar a intenção da Prefeitura de começar a lançar o IPTU sobre aquelas áreas. Solicitou, também, informações sobre as possibilidades legais para que isso seja feito.

Rumonado, que assumiu recentemente a superintendência regional, em substituição a Wilsom Caruso (também presente no encontro), disse que não há nenhum empecilho para que terrenos da União sejam tributados com o IPTU. O prefeito determinou, então, que a Secretaria de Finanças acelere os estudos visando a inclusão das áreas de ­marinha do Polo Industrial na Planta Genérica de Valores do ­município.

Segundo o diretor de Finanças da Prefeitura, Genaldo dos Santos, o primeiro passo é fazer o cadastramento dos terrenos. “Temos conhecimento de casos em que empresas pagam pouco IPTU em relação à área efetivamente explorada”, afirmou.

Genaldo deu exemplo de uma empresa que ocupa uma área de 28 mil metros quadrados na região da antiga Vila Parise e que paga IPTU apenas sobre 12 mil metros quadrados, já que o restante está inscrito como área de marinha.

Cooperação

Outros pleitos da Prefeitura com a SPU foram tratados durante a reunião de ontem. Foi acertada a continuidade do acordo de cooperação entre o município e o órgão, por meio do qual a Prefeitura cede três funcionários para atuarem na delegacia regional, em Santos, e um para a sede da SPU na capital.

A regularização fundiária em terrenos da União também foi debatida. Foram abordados os casos da Vila Esperança, Jardim Real (Bolsão 9) e Jardim Nova República (Bolsão 8), onde serão implantados projetos haitacionais relacionados ao programa Minha Casa Minha Vida.

O caso dos 800 lotes desapropriados, nos anos 1980, na antiga Vila Parise, na área industrial (os moradores foram remanejados devido à excessiva poluição do bairro), também foi analisado. Até agora, apesar de a Prefeitura ter pago todas as indenizações, os terrenos ainda são registrados como sendo da União. Os dirigentes da SPU  se prontificaram a regularizar a situação.

Participaram também da reunião os secretários Rogério Molina (Procuradoria Jurídica), Fábia Margarido (Assuntos Jurídicos), Andrea Maria de Castro  (Habitação) e Cesar  da Silva Nascimento (Governo).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter