X

Cotidiano

Prefeitura de Guarujá inicia retirada de quiosques da areia

A empresa responsável é a Demolidora FBI Ltda. EPP, cujo contrato foi assinado na semana passada

Da Reportagem

Publicado em 07/11/2017 às 10:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A demolição deve ser concluída em até 60 dias / Divulgação/PMG

Começou ontem à tarde a demolição dos quiosques localizados na faixa de areia da Praia da Enseada, em Guarujá. A empresa responsável é a Demolidora FBI Ltda. EPP, cujo contrato foi assinado na semana passada. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras (Seinfra) do Município, Dirceu Marçal, a demolição deve ser concluída em até 60 dias, e a expectativa é que a empresa destrua de três a quatro estruturas por dia. "Os resíduos resultantes dessa demolição serão utilizados no nivelamento de alguns pontos do Município, como no estacionamento do Ginásio de Esportes Tejereba, por exemplo", afirma o ­secretário.

Os permissionários foram convocados a comparecer ao Teatro Procópio Ferreira na última terça-feira (31) para assinarem o Termo de Permissão de Uso dos novos quiosques, bem como o Termo de Desocupação Voluntária dos que estão na faixa de areia. A construção dos novos equipamentos no calçadão da Praia da Enseada está sob a responsabilidade das entidades que representam os permissionários, que contrataram uma empresa para realizar os trabalhos. Muitos já foram construídos.

São ao todo 54 novos quiosques, de um total de 93 equipamentos existentes hoje irregularmente na faixa de areia. A demolição dos quiosques está sendo executada em cumprimento às obrigações pactuadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre Município de Guarujá e a União no dia 29 de setembro de 2010.

O TAC foi assinado com o objetivo de disciplinar o uso e ocupação do solo de imóveis de domínio da União, cuja execução foi aditada através de acordo celebrado em audiência de conciliação realizada no dia 7 de agosto de 2015, na 4º Vara Federal de Santos. De acordo com a Advocacia Geral do Município, nessa audiência a juíza federal determinou diversas providências, entre elas a execução dos novos quiosques por parte dos permissionários.

Foi determinado também que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) expedisse as notificações para que os quiosqueiros não classificados e não habilitados desocupassem os quiosques localizados na faixa de areia.  Todos os quiosqueiros foram notificados pela SPU, assim como pela Prefeitura, no cumprimento da determinação judicial.

Além disso, também ficou incumbido ao Município publicar a lista definitiva dos permissionários classificados para ocupar os novos quiosques do calçadão, com as respectivas localizações. O Município publicou os nomes dos classificados no Diário Oficial do Município em 1º de setembro deste ano.

É importante lembrar que os quiosques da Enseada já teriam que estar fora da faixa de areia em função de uma decisão judicial, proferida em 2009, que culminou na assinatura do TAC, em 2010, entre a Prefeitura e a Advocacia Geral da União (AGU). O argumento é que a faixa de areia é domínio da União e não pode ser ocupada por qualquer tipo de empreendimento comercial. Em agosto de 2014, a Prefeitura começou a cumprir o TAC, mas demoliu apenas quatro quiosques, sob o argumento de estarem ­desativados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

Polícia

Homem é esfaqueado em briga no Atacadão, em Santos

O caso ocorreu no Atacadão da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Chico de Paula.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter