X

Cotidiano

Praia Grande amplia sistema de coleta seletiva

Quantidade de caminhões que realizam o trabalho passará de 6 para 12

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2019 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O serviço de Coleta Seletiva realizado em Praia Grande será ampliado a partir das próximas semanas / Divulgação/PMPG

O serviço de Coleta Seletiva realizado em Praia Grande será ampliado a partir das próximas semanas, quando a quantidade de caminhões que realizam o trabalho na Cidade passará de 6 para 12. Atualmente, a média mensal de itens recolhidos somente através do sistema é de 75 mil toneladas (de janeiro a novembro de 2018 foram mais de 833 mil toneladas nas coletas porta a porta e na coleta solidária). A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelo trabalho, é que a quantidade de recolha seja duplicada com os novos veículos.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada pelo prefeito Alberto Pereira Mourão na tarde desta segunda-feira (7), em visita ao Solemar, um dos bairros que serão beneficiados com a ampliação da Coleta Seletiva. O trabalho faz parte de uma série de melhorias do sistema de reaproveitamento de materiais recicláveis em Praia Grande, que incluem ainda a entrega de três novos Ecopontos neste mês de janeiro (nos Bairros Anhanguera, Melvi e Vila Sônia), além do anúncio da construção de três novas unidades no ano de 2019, nos Bairros Quietude, Esmeralda e Antártica.

Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e a partir das 14 horas. Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Os materiais são encaminhados para a Cooperativa de Coletores Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e Associação de Coletores (Abrapa). Ambas são responsáveis pelo reaproveitamento dos itens.

O serviço tem o seguinte cronograma: Segunda-feira, de manhã, Militar, Canto do Forte e Boqueirão; e de tarde, Guilhermina e Aviação. Terça-feira, de manhã, Tupi, Ocian, Imperador, Princesa e Cidade da Criança; de tarde, Caiçara e Solemar. Na quarta, de manhã, Mirim e Maracanã; de tarde, Real, Flórida e Glória. Quinta-feira, de manhã, Anhanguera, Nova Mirim e Santa Marina; de tarde, Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi. E na sexta-feira, de manhã, é a vez dos Bairros Sítio do Campo, Antártica e Quietude; já de tarde, a coleta acontece na Vila Sônia e Tupiri.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a ação tem benefícios para toda a comunidade, além de trazer diversos avanços nos trabalhos já realizados pela Administração Municipal em prol da sustentabilidade. “Os caminhões passarão pelos bairros com mais regularidade de horário, além de poder captar mais materiais. Por isso, contamos com toda a população, que devem separar seus itens recicláveis”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter