X

Cotidiano

PM vai debater estupro de vulnerável com prefeituras

De janeiro a maio deste ano, foram 209 ocorrências na Baixada Santista e Vale, o que representa um aumento de 124,73% na comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registrados 93 casos

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 02/07/2018 às 09:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O coronel Rogério Silva Pedro, comandante da PM na Baixada e Vale, fez o anúncio em entrevista ao Diário do Litoral / Rodrigo Montaldi/DL

Diante do aumento expressivo dos casos de estupro de vulnerável na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a Polícia Militar vai convidar neste mês as prefeituras das 24 cidades destas regiões para debater ações de combate a este tipo de crime, que na maioria das vezes acontece em ambiente familiar. 

O anúncio foi feito pelo coronel Rogério Silva Pedro, comandante da PM na Baixada e Vale, em entrevista ao Diário do Litoral. 

Silva Pedro detalha que serão chamados secretários de ação social para que as informações para prevenção cheguem mais às famílias. 

“(Somente) a ação preventiva de polícia não vai resolver esse problema. O que ela (PM) pode resolver são os estupros ocorridos na rua e eles têm caído”, disse. 

A Polícia Civil também será convidada para as reuniões. 

Reportagem do Diário do Litoral publicada na terça-feira (26), com base em dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mostrou que o crime de estupro de vulnerável – contra ­menores de 14 anos ou pessoas que não podem oferecer resistência ¬ subiu 150% em maio. Foram 40 casos ante 16 no mesmo mês do ano ­passado. 

Em abril, no mesmo modo de comparação, o indicador também subiu 150%, chegando a 40 ­casos. 

De janeiro a maio deste ano, este crime teve um total de 209 ocorrências, o que representa um aumento de 124,73% na comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registrados 93 casos. 

“Talvez esses números aumentem mais um pouco na hora que se fizer esse trabalho. Porque você vai alertar essas famílias para prestar atenção. Mas isso é um trabalho de futuro. As nossas crianças daqui 10, 15 anos, vão estar melhor psicologicamente porque não sofreram abuso e isso foi detectado mais rápido. É o que a gente tenta fazer como contribuição social”, declarou o comandante da PM. 

Investigações

Em entrevista ao Diário do Litoral no início de junho, a delegada Fernanda dos Santos Sousa, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, afirmou que chama atenção o grau de ­discernimento de ­crianças muito pequenas ao narrar os casos, o que tem contribuído para as investigações dos crimes, a maior parte deles em ambiente ­doméstico.

“Elas (crianças) têm o discernimento de perceber que a conduta que elas estão sendo sofrendo é inadequada”, afirma Fernanda.

Orientações dadas pelos pais e nas escolas têm levado mais crianças a denunciar os estupros, segundo ela. 

Além de pais e padrastos, a delegada diz que esse tipo de crime está sendo cometido por companheiros de avós das crianças de forma frequente.

“Muitas vezes não é o avô biológico e esse companheiro (da avó) fica em casa com a criança enquanto a avó acaba fazendo as suas atividades domésticas de rotina e nesses momentos ele se aproveita”, disse a titular da DDM.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter