X

Cotidiano

Pescador denuncia poluição do Rio do Peixe, em Guarujá

Num vídeo, o pescador chegou a mostrar trechos do rio repleto de esgoto e peixes mortos por falta de oxigênio na água

Da Reportagem

Publicado em 10/01/2019 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rio do Peixe desemboca na Praia do Perequê e é importante para os pescadores da região / Rodrigo Montaldi/DL

O pescador Fernando Oliveira, usando um pequeno barco e um celular, fez o que muitos técnicos ambientais deveriam fazer com frequência e não fazem: fiscalização. Esta semana, usou as redes sociais para renovar a denúncia do alto grau de poluição do Rio do Peixe, que desagua na Praia do Perequê, em Guarujá. O pescador chegou a mostrar trechos do rio repleto de esgoto e peixes mortos por falta de oxigênio na água.

As filmagens foram realizadas no último dia 3, por volta das 11 horas. O pescador acredita que o esgoto é proveniente de um condomínio de alto padrão e pede ajuda da população e das autoridades com objetivo de acabar com o despejo irregular de esgoto em um dos principais mananciais da região, fundamental para a sobrevivência de um dos mais tradicionais redutos de pescadores do litoral paulista.

No local

Sobre a denúncia referente ao Rio do Peixe, o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, esteve no local na manhã da última terça-feira (08) e, junto com moradores do bairro e o vereador José Francinaldo Ferreira de Vasconcelos, o Naldo Perequê (PPS), subiu cerca de quatro quilômetros pelo rio, onde foram constatados indícios muitos fortes de contribuição de esgoto sanitário no rio.

Aranha explica que, diferente do que foi divulgado em mídia local, essa contribuição nada tem a ver com as palafitas, que ficam bem distantes do referido local.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) irá pedir apoio à Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico (Cetesb) e uma universidade federal para que seja iniciada uma análise profunda do que está acontecendo no local.

A Semam ressalta que ainda não há nada conclusivo, apenas indícios. E, após essa análise, serão tomadas as providências devidas e os responsáveis serão punidos adequadamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter