X

Cotidiano

PAT de Guarujá tem 60 vagas de emprego para supermercados

Esta semana, o Posto de Atendimento ao Trabalhador intermediou 110 vagas para uma rede de supermercados. Dessas, 60 ainda estão disponíveis

Da Reportagem

Publicado em 01/10/2018 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá intermediou esta semana 110 novas vagas para uma rede de supermercados / Divulgação/PMG

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Guarujá intermediou esta semana 110 novas vagas para uma rede de supermercados. Dessas, ainda estão disponíveis 60 vagas, cujas cartas de encaminhamento devem ser retiradas , no PAT Guarujá presencialmente a partir desta terça-feira (2).

Cinquenta pessoas, que têm o aplicativo Sine Fácil - que permite ao trabalhador pesquisar vagas de emprego e se candidatar a elas – já tiveram acesso às 110 vagas com antecedência, e retiraram suas cartas de encaminhamento para participar das entrevistas do PAT. Por esse motivo, das 110, restam ainda 60 vagas.

As oportunidades, oferecidas por uma rede de supermercados da Cidade, são voltadas para as funções de Caixa (40 vagas) e Operador de Loja (20 vagas). As vagas para Caixa são para candidatos que possuem o Ensino Médio completo; e para Operadores de Loja, o Fundamental completo.

Além das vagas para a rede de supermercados, o PAT também tem oportunidades em uma empresa de panificação, que precisa de ajudante de padaria (1 vaga); padeiro (1 vaga) e técnico de segurança (1 vaga).

Quem não tem cadastro no PAT deve comparecer ao local levando carteira de trabalho, CPF e número do PIS; os que têm cadastro devem apresentar somente o número do PIS. Interessados em obter o aplicativo no celular também devem comparecer ao PAT, onde será gerado o código de acesso QR-Code.

Aumento

Este ano, subiu o número de pessoas recolocadas no mercado de trabalho – registrando um crescimento de 135% a mais de carteiras assinadas do que em 2017. No ano passado, o PAT encaminhou para o empregador 441 pessoas candidatas às vagas ofertadas. Dessas, somente 34 foram inseridas no mercado. Já este ano, até o mês de agosto, de 747 encaminhamentos, cerca de 80 pessoas foram contratadas e já estão trabalhando.

As expectativas da coordenadora do PAT Guarujá, Ana Lúcia de Arruda, para até o final deste ano, também são positivas, principalmente com a instalação de novas empresas em Guarujá e as oportunidades que vêm sendo oferecidas por elas, com incentivos da Prefeitura. "Estamos caminhando para ampliar a oferta de vagas, trabalhando de forma intensa na captação dessas vagas junto às empresas estabelecidas no Município e também na intermediação entre candidatos e empregadores", conta Ana Lúcia.

Mas, para isso, é necessário que os candidatos mantenham seu cadastro no PAT atualizado. "A atualização é fundamental, pois é uma ferramenta importante no momento da contratação. Quanto mais atualizado o cadastro, mais chances a pessoa terá na hora da seleção realizada pelo empregador", explica a coordenadora, lembrando que outro fator importante, avaliado pelo empregador na hora de contratar, é a capacitação. "Na maior parte das vezes o candidato não é contratado porque não é capacitado para aquela vaga, e acaba perdendo a chance de um novo emprego".

Por isso, a Prefeitura de Guarujá vem investindo em qualificação e, nos últimos 20 meses já capacitou perto de 10 mil pessoas, preparando-as para atuar no mercado de trabalho, com cursos de qualificação e também direcionados ao aperfeiçoamento profissional. Além disso, são desenvolvidas oficinas para geração de emprego e renda, visando preparar jovens e adultos, e também aqueles interessados em mudar ou diversificar seu ramo de atuação.

Até agosto deste ano, um relatório apresentado pelo PAT Guarujá mostrou que foram atendidas pelo posto 14.725 pessoas. Desse total, pouco mais de 3.100 são trabalhadores inscritos para vagas no mercado. O documento também mostra crescimento no número de captação de vagas. Este ano foram 401 vagas captadas contra 221 no ano passado.

Empresários e trabalhadores

Referência para quem busca oportunidades de trabalho na Cidade, o objetivo do PAT Guarujá é ampliar o atendimento às pessoas que procuram por emprego e também aos empresários que oferecem as vagas. O posto de Guarujá atende, em média, 100 pessoas por dia em busca de uma colocação. Em meio a tanta procura, é necessário e viável que as empresas utilizem mais o PAT para cadastrar as vagas que têm disponíveis na Cidade.

"Somos um recurso para evitar que filas enormes se formem nas portas das lojas e empresas para entregar currículos. Com as empresas cadastrando as vagas no PAT fica mais fácil para todos, assim quando o candidato vem até o posto fazer seu cadastro pessoal, nós o encaminharemos para o empregador de acordo com o seu perfil e as vagas disponíveis", explica a coordenadora.

O PAT conta com o sistema gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que tem por objetivo oferecer aos cidadãos uma ferramenta gratuita, dedicada à intermediação de mão de obra. Por meio deste sistema, o cidadão pode inscrever-se, analisar as vagas de trabalho disponíveis para seu perfil e candidatar-se a que melhor atenda suas expectativas.

O empregador também pode inscrever-se para ter acesso, de forma igualmente gratuita, a um amplo quadro de trabalhadores cadastrados. Assim, o empregador poderá encontrar no banco de dados do Sistema, profissionais disponíveis no mercado de trabalho para preencher as vagas de emprego.

Como cadastrar

Para receber o encaminhamento às entrevistas, o trabalhador deve realizar um cadastro pessoalmente. Pela análise do perfil, o candidato recebe ligações dos agentes do PAT quando surgirem vagas específicas a sua exigência profissional. Os documentos necessários para o cadastro são: RG, CPF, PIS e carteira de Trabalho.

Já os empresários locais que possuem vagas de emprego em aberto em seu estabelecimento ou empresa e necessitam de divulgação e de seu rápido preenchimento, também podem contar com os serviços do PAT. A parceria é gratuita e funciona a partir de um rápido cadastro no site do Ministério do Trabalho.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador também oferece às empresas um espaço para entrevista com os candidatos, dinâmica de grupos, permitindo que todo processo de seleção seja feito no posto, facilitando a vida das empresas.

O PAT Guarujá funciona dentro das instalações do Poupatempo, na Avenida Castelo Branco, 357 – Vicente de Carvalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter