X

Cotidiano

Oficina promove o encontro do futebol com a literatura em Santos

Participantes vão escrever homenagens a atletas, times e seleções usando o 'esquema tático' dos hinos da Grécia arcaica

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2018 às 21:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os encontros serão ministrados pelo jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes / Divulgação

Tendo como inspiração a Copa do Mundo e o universo "dramático" do futebol, a Realejo Livros promove a partir do dia 19 a oficina literária "Cantos de Futebol: A Copa do Mundo e os Hinos Homéricos". Serão quatro encontros, sempre aos sábados (dias 19 e 26 de maio e 2 e 9 de junho), das 14 às 16 horas. O objetivo da atividade é fazer os participantes criarem textos poéticos em homenagem a atletas, times e seleções, assim como na era arcaica grega se faziam hinos aos deuses e deusas do Olimpo. Os encontros serão ministrados pelo jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes. Inscrições e informações pelo telefone (13) 3289-4935 ou por correio eletrônico: [email protected].

O objetivo da atividade é fazer os participantes criarem textos poéticos em homenagem a atletas, times e seleções, assim como na era arcaica grega se faziam hinos aos deuses e deusas do Olimpo. A matéria-prima épica e dramática do próprio futebol é vastíssima: hinos oficiais e cantos das torcidas, o cerimonial entre capitães antes das partidas, troca de flâmulas, minuto de silêncio, bandeiras, os grandes jogos e gols que ficaram na história.

Os 33 Hinos Homéricos que restaram até hoje receberam esse por terem sido compostos na mesma estrutura de versos em que a "Ilíada" e a "Odisseia", de Homero. "A ideia, para usar uma metáfora do futebol, é adotarmos a estrutura narrativa dos hinos como um esquema tático, uma disposição inicial, uma forma de organizar as jogadas, ficando o drible e a jogada de efeito para a habilidade de cada um", comenta Atanes.

Alguns tão antigos quanto a "Ilíada", com mais de 2.700 anos, eles eram decorados e cantados de geração em geração, em diversas ocasiões no mundo arcaico, entre as quais festas públicas e privadas, homenagens a deusas e deuses do Olimpo e disputas esportivas, como ainda hoje nas aberturas de grandes eventos como as Olimpíadas.

Prática

Praticar o estilo dos hinos como experiência de escrita, com suas regras próprias, é uma oportunidade para autores e autoras treinarem outras vozes literárias como um afastamento de si ou mesmo trabalhar o estilo próprio em outra chave de escrita. Para quem tenha por profissão ou necessidade de se expressar por meio da escrita, o exercício colabora para que sejam desenvolvidas estratégias textuais para apresentar uma ideia, conceito ou argumento. "É um treino para a nossa capacidade retórica, útil para debates, currículos e piadas", comenta Atanes.

Currículo

Alessandro Atanes, jornalista e mestre em História Social, é autor de "Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos" (Facult, 2013). Pesquisa e escreve sobre as relações entre ficção e sociedade. Está à frente da oficina "Conheça Santos por meio da Literatura" e do curso "História e Literatura na América Latina". Em 2017, realizou também na Realejo a oficina "Da memória à ficção: a cidade como ferramenta narrativa", na qual a matéria-prima foram memórias pessoais dos participantes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter