X

Cotidiano

MP pede reforma de edital de cemitérios em Guarujá

O procurador detectou possível terceirização irregular de mão-de-obra para atividades fins, afrontando a Constituição

Carlos Ratton

Publicado em 09/11/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A futura empresa seria responsável por 18 coveiros, nove ajudantes-serventes e quatro escriturários, além de outras funções / Arquivo DL

O procurador do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, João Paulo Giordano Fontes, determinou à Prefeitura a reforma e republicação de edital que visava a contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção e conservação dos cemitérios e velórios da Cidade. O procurador detectou possível terceirização irregular de mão-de-obra para atividades fins, afrontando a Constituição; orçamento superestimado; irregularidade na exigência de atestados e certidões; direcionamento da licitação e contradições.

A futura empresa seria responsável por 18 coveiros, nove ajudantes-serventes e quatro escriturários, além de outras funções. O procurador comparou os valores dos salários pagos pela Municipalidade e os estimados a serem pagos à empresa determinados pelo edital, detectando disparidades.

“Verifica-se que ao valores correspondentes às funções de pedreiro, ajudante de servente, operador de roçadeira e vigia noturno eram bastante superiores aos que exercem as mesmas funções na Prefeitura, o que demonstra ausência de economicidade na contratação”.  

Tribunal
                   
Vale lembrar que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP) já havia suspendido o pregão presencial da Prefeitura. O conselheiro do TC-SP, Edgard Camargo Rodrigues. O conselheiro notificou a Administração a apresentar documentação relativa ao certame e justificativas que entenderem necessárias.

Câmara

A Câmara de Guarujá aprovou projeto de lei da vereadora Andressa Sales (PSB), que institui o Fundo dos Cemitérios Públicos de Guarujá (FUCEM). O objetivo é financiar a administração, manutenção, limpeza, expansão e aprimoramento das ações destinadas a promover o pleno desenvolvimento dos cemitérios. Os vereadores também aprovaram, em segundo turno, um projeto de lei complementar, de autoria de Suman, que que reduz em até 40% o tempo de permanência dos corpos sepultados em gavetas. No caso de adultos, o tempo mínimo de permanência fica reduzido de cinco anos para três anos. Já no caso de crianças, de três anos vai para dois anos.

Prefeitura

A Advocacia Geral do Município explica que a manifestação em relação ao edital do pregão presencial nº 27/ 2017 é apenas uma peça opinativa sendo que a decisão final caberá ao pleno Egrégio Tribunal de Contas do Estado.

Além disso, a Municipalidade apresentou as devidas e competentes justificativas pugnando pela improcedência da representação efetivada.

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter