X

Cotidiano

Justiça Federal decide absolver Kenny Mendes

Ele estava sendo acusado pelo Ministério Público Federal de falsidade ideológica e uso de documento falso

Carlos Ratton

Publicado em 17/01/2019 às 11:04

Atualizado em 17/01/2019 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Kenny Mendes é absolvido / Rodrigo Montaldi/DL

O ex-vereador e atual deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) foi absolvido pela Justiça Federal dos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.

A decisão é da juíza federal Lisa Taubemblatt que, em 2017, havia acatado denúncia do Ministério Público Federal (MPF), por intermédio do procurador da República, Adriano Svamer Cordeiro.

Após ouvir testemunhas contra e a favor, o próprio acusado e analisar vários documentos, a magistrada entendeu não haver dolo (intenção de cometer o crime) por parte de Kenny e nem provas seguras que pudessem condená-lo.

O MPF havia denunciado que Kenny havia nascido em Thompson, no Canadá, em 1971, e depois teria utilizado certidão de nascimento emitida em Cubatão, em 1977, para conseguir documentos brasileiros ideologicamente falsos e usá-los a sua ­conveniência. 

No entanto, o próprio MPF informou a juíza que a prova produzida ao término do processo não foi capaz de demonstrar, de modo claro e inequívoco, a existência do dolo.

“Diante do exposto, julgo improcedente a denúncia e, em consequência, absolvo Kenny Mendes Pires”, decidiu juíza, determinando, inclusive, o cancelamento dos procedimentos policiais e judiciais contra ele nas esferas criminais.         

Unanimidade

Vale lembrar que o parlamentar foi absolvido por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que julgou improcedente ação impetrada pelo advogado Nobel Soares de Oliveira que pedia a cassação do diploma eleitoral dele enquanto vereador por ter supostamente infringido a lei para exercer o mandato. Com ambas as decisões, Kenny permanece com seus direitos políticos intactos.

Professor Kenny, como é conhecido o político, foi eleito duas vezes vereador em Santos, na última, ele foi o vereador mais votado da cidade de Santos, com 24.765 votos. Nas eleições de outubro último, obteve 117.567 votos e conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Procurado, Kenny disse que soube da absolvição às 9 horas de hoje por intermédio do Diário do Litoral.

“Obrigado pela notícia. Fiquei sabendo por vocês. Estou muito feliz e estava bastante confiante por conta do que já havia ocorrido na Justiça Eleitoral. Como eu poderia ser responsabilizado por algo que ocorreu quando eu tinha seis anos. Agora, é seguir em frente a focar na política que sempre fiz, para o bem e olhando pra frente, podendo representar a região com muito orgulho. Sempre acreditei na justiça”, finalizou por telefone.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter