X

Cotidiano

Justiça põe fim à briga e Cubatão terá Faculdade de Medicina

Ao contrário do divulgado, existia, sim, uma briga na Justiça entre duas universidades da região: Unisanta e Ânima/Unimonte

Glauco Braga

Publicado em 11/09/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O campus terá 5.100 m² de área construída. O térreo contará com duas entradas / Reprodução

Agora é oficial. A cidade de Cubatão vai mesmo ganhar uma Faculdade de Medicina. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ao contrário do divulgado, existia, sim, uma briga na Justiça entre duas universidades da região: Unisanta e Ânima/Unimonte.  

De acordo com nota divulgada pelo MEC, a “Portaria do MEC nº 545, de 26 de setembro de 2016, divulgou o resultado do Edital nº 6/2014/SERES/MEC, primeiro edital de chamada pública de mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) privadas para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina nos municípios selecionados pelo Edital nº 3/2013.

Em relação ao município de Cubatão (SP), foi selecionada a mantenedora AMC – Serviços Educacionais Ltda”

A nota revela ainda o “processo de implantação do curso de medicina em Cubatão, que estava suspenso desde dezembro de 2016, em cumprimento à decisão judicial proferida nos autos do Processo nº 0059696-25.2016.4.01.3400, em trâmite na 6ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, foi retomado, pela mantenedora vencedora, em agosto de 2018”.

Cubatão foi a segunda classificada no processo seletivo aberto pelo MEC para criação da faculdade de Medicina. Concorreram 39 cidades e, dessas, 29 preencheram os requisitos para receber o curso - dentre eles, ter mais de 50 mil habitantes, contar com poucos médicos no município e oferecer infraestrutura adequada.

O campus terá 5.100 m² de área construída. O térreo contará com duas entradas: uma para a Policlínica e outra para a Escola de Medicina. O prédio abrigará salas de aula, laboratórios, área administrativa, sala de videoconferência, auditório e biblioteca. O curso terá 7.450 horas/aulas distribuídas ao longo de 12 semestres: formação inicial, do 1º ao 4º; formação intermediária, com raciocínio clínico individual e coletivo, do 5º ao 8º; e internato, do 9º ao 12º.

O programa de residência médica, uma espécie de especialização para o recém-formado, será oferecido nos equipamentos públicos de Saúde da cidade: Policlínica, Pronto Socorro Central, PS Infantil e Hospital Municipal.

Além disso, a cidade poderá receber profissionais recém-formados de outras universidades, completando um quadro de 50 médicos-residentes das áreas de Medicina Geral de Família e de Comunidade, Pediatria e Clínica Médica.

Em troca do terreno cedido pela Prefeitura, a organização, da qual faz parte a Universidade São Judas, cederá dois andares para abrigar unidades de saúde. A previsão de entrega é para 2019.

Estrutura

A primeira turma do curso da Faculdade de Medicina de Cubatão terá 50 alunos. O curso funcionará em prédio vizinho ao Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, na Avenida Martins Fontes, Vila Nova

Esse terreno já abrigou a antiga Policlínica e, até a década de 1980, um hospital mantido pela Santa Casa de Santos. O grupo Ânima investirá aproximadamente R$ 16 milhões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter