X

Cotidiano

Inscrições para oficinas Pagu na Cadeia Velha começam nesta quinta

A atividade é voltada para atores e público em geral, visando aprimorar a expressividade corporal, vocal e o exercício da improvisação

Da Reportagem

Publicado em 17/05/2018 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Oficina Pagu volta a ter atividades na Cadeia Velha / Divulgação/PMS

A Oficina Pagu volta a ter atividades na Cadeia Velha. Os dois primeiros cursos, das dezenas que serão promovidas gratuitamente no local até novembro, abrem inscrições a partir desta quinta-feira (17), por meio do site www.egov.santos.sp.gov.br/fabricacultural. As atividades são resultado de parceria entre a Secretaria de Cultura em Santos e o governo do Estado.

Ministrada pela arte-educadora Luciana Raccini, a oficina Dança e o Espaço Urbano será realizada nos próximos dias 28 e 29 e também nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho, das 17h às 19h. As aulas propõem exercitar a capacidade do bailarino/intérprete em adequar uma coreografia ensaiada previamente a um espaço desconhecido, na rua.

Os pré-requisitos para os participantes são ter conhecimento mínimo de expressão corporal e aptidão a desenvolver atividades psicofísicas e esportivas em geral. Não há restrição de idade.

A segunda oficina com inscrições abertas é de Experimentação para o Teatro de Rua, que será ministrada pelo ator e diretor Caio Martinez, nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho, e 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30 de julho, das 19h às 22h.

A atividade é voltada para atores e público em geral, visando aprimorar a expressividade corporal, vocal e o exercício da improvisação como ferramentas de construção de cenas autorais. As atividades são referenciadas por elementos do Teatro Épico de Bertolt Brecht, a palhaçaria.

Vocação

A volta da Oficina Pagu à Cadeia Velha é um momento a ser comemorado, como ressalta o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal. "As atividades artísticas são a principal vocação da Cadeia Velha. A volta da Oficina Pagu é uma conquista da Cidade e dos movimentos culturais que tanto se mobilizaram ao longo dos últimos anos".

Os oficineiros também estão felizes com a retomada. "A volta das oficinas oxigena a Cidade, dando conteúdo para algo que estava parado, além de movimentar toda a cadeia de artistas de Santos. E quando estou falando de arte, estou falando também de educação", disse Luciana Raccini.

Mais oficinas

Nas próximas semanas serão divulgas as outras oficinas, em diversos segmentos artísticos, que serão realizadas na Cadeia Velha e em outros espaços culturais. Encerrado no final de abril, o chamamento público realizado pela Secult para o cadastramento de oficinas recebeu 126 propostas de profissionais ligados às artes.

As propostas ainda estão sendo avaliadas considerando a clareza e qualidade do projeto, a comprovação de conhecimento e experiência na modalidade, os métodos de trabalho, o interesse público sociocultural e a capacidade técnica.

O convênio assinado entre a Secretaria de Cultura do Estado e a Secult destinou R$ 214 mil para manutenção das Oficinas Pagu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter