X

Cotidiano

Indústria do plástico diz que canudos são recicláveis

A Abiplast também se posiciona contrária ao banimento dos canudos, mas reconhece a dificuldade em reciclar o material

Vanessa Pimentel

Publicado em 15/01/2019 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eliminar o uso de plásticos de uso único é defendido pela comunidade científica em todo o mundo devido à poluição / Nair Bueno/DL

Em resposta à matéria feita pelo Diário do Litoral sobre o adiamento da lei que proíbe o uso de canudos em Santos, a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) entrou em contato com a redação do jornal para informar que os canudos são sim recicláveis.

De acordo com o órgão, os canudos plásticos feitos de polipropileno e o poliestireno são 100% recicláveis e podem voltar à cadeia produtiva. A Abiplast também se posiciona contrária ao banimento dos canudos, mas reconhece a dificuldade em reciclar o material.

Eliminar o uso de objetos plásticos de uso único como canudos, descartáveis, cotonetes e mexedores de café tem sido uma pauta defendida, principalmente, pela comunidade científica em todo o mundo porque há constatação, através de diversos estudos, do alto nível de contaminação dos oceanos e animais marinhos.

O banimento, mesmo que temporário, pode dar ao meio ambiente tempo suficiente para que ele consiga decompor o que há na natureza, enquanto a sociedade faz uso de novas alternativas, como canudos de papel ou até comestíveis.

Mas, para a indústria, não é necessária tal medida, já que a reciclagem poderia amenizar o problema. A Reportagem questionou então por que é um desafio tão grande adotar o processo de reutilização e a Abiplast respondeu que o problema começa já no descarte, que não é feito de forma adequada, por isso não chega à indústria recicladora.

Em seguida, para que o ciclo fosse completo, seria necessária a fiscalização do poder público e a implantação da coleta seletiva; a existência de uma indústria estruturada para receber e reprocessar esses materiais, e uma demanda que valorize o produto reciclado.

“A indústria recicladora de plástico brasileira é composta por mais de 1.000 empresas, que juntas reciclam cerca de 550 mil toneladas de materiais (25% do total de embalagens colocadas no mercado) e empregam mais de 10 mil pessoas. Entendemos que o estímulo dessa indústria também passa por uma diferenciação do tratamento da matéria-prima reciclada daquela de origem petroquímica. Isso estimularia a demanda pelo uso de mais reciclados e por sua vez fomentaria toda a atividade dessa cadeia, desde a coleta, o tratamento até a reciclagem”, explicou em nota.

Para enfrentar essas questões, a Abiplast informou que adota uma série de ações, como projetos de fomento à reciclagem; ampliação da estrutura de logística reversa junto às empresas de embalagens; incentivo às prefeituras municipais; manuais e cartilhas, entre outros.

Bauru e Rio de Janeiro, por exemplo, trabalham com um projeto que visa a implantação de contentores para canudos, o que facilita o descarte, e firma parcerias com cooperativas e recicladoras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter