X

Cotidiano

Guarujá tem cerca de 191 mil vacinados contra a febre amarela

População pode procurar uma das 20 unidades, das 9 às 15 horas, para receber a dose

Da Reportagem

Publicado em 17/01/2019 às 15:30

Atualizado em 17/01/2019 às 15:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura de Guarujá informa que ainda possui doses da vacina, junto às unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas) / Agência Brasil

Neste ano, três pessoas já morreram vítimas da febre amarela em Eldorado, no Vale do Ribeira. E para reforçar a importância de tomar a vacina, a Prefeitura de Guarujá informa que ainda possui doses, junto às unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), da rede municipal.

Conforme último balanço realizado pela Secretaria de Saúde, até a presente data já foram vacinados 190.906 pessoas o que representa uma cobertura vacinal de 69,17%. A meta do Município é de atingir, aproximadamente, 276 mil munícipes.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, espera que com as notícias de casos e mortes confirmadas no Vale do Ribeira, as pessoas busquem a vacina nos postos. "Quem ainda não se vacinou, procure a unidade mais próxima. Guarujá tem estoque suficiente para atender a demanda que surgir. Vale ressaltar a eficácia desta vacina, que é a melhor forma de prevenção contra a doença".

No ano passado, a Cidade desenvolveu campanha de vacinação, que foi iniciada em janeiro. Além disso, Guarujá foi a única Cidade da Baixada Santista a abrir as unidades para a campanha durante o Carnaval 2018. Atualmente, a vacina pode ser encontrada em 20 unidades de saúde (ver lista abaixo), das 9 às 15 horas. Podem tomar a vacina, toda a população a partir dos 9 meses.

Restrições

É contraindicada para crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças de até 6 meses; pacientes em tratamento  de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides, em doses elevadas. Em caso de dúvida consultar um médico e solicitar a autorização. Também deverão consultar o médico da necessidade da vacina, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento de neoplasia concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.

Febre Amarela

Doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.

Confira as unidades disponíveis:

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu

UBS Pernambuco

Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco

UBS Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz  Michael, 133 – Santa Rosa

UBS Vila Edna

Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna

USAFA Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica

USAFA Perequê

Rua Rio Branco, 235 - Perequê

USAFA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes

USAFA Jardim Dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio

USAFA Jd. Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas

USAFA Dr. David Capistrano

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda

UBS Vila Áurea

Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea

UBS Jardim  Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança

UB. Pae Cará

Avenida São João, 155 – Pae Cará

UBS Morrinhos

Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho

USAFA Sitio Conceiçãozinha

Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha

USAFA Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha

USAFA Jardim Progresso

Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso

USAFA Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter