X

Cotidiano

Guarujá realiza homenagens à mulher negra latino americana e caribenha

Na programação uma noite de atrações culturais, em evento que acontece nesta quarta-feira (25)

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2018 às 17:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o objetivo de reafirmar a luta das mulheres negras contra a discriminação e por direitos iguais, nesta quarta-feira (25) a Prefeitura de Guarujá celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data na qual diversas manifestações são realizadas pelo Brasil.

O evento acontece a partir das 19 horas, com entrada gratuita, na Associação de Capoeira Grupo Senzala Mestre Sombrinha, com uma noite de homenagens e atrações culturais. O endereço é Rua Antonio Monteiro da Cruz,508 –Jardim Monteiro da Cruz.

A iniciativa é organizada pela Assessoria de Igualdade Racial e  pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá. Na programação haverá homenagens às mulheres negras de representatividade no Município, roda de conversa, danças afro, entre outras atrações.

No Brasil, dia 25 de julho é celebrado também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola e ícone da resistência negra no Brasil Colonial. "Rainha Tereza" como ficou conhecida viveu na região do Vale do Guaporé (Mato Grosso).  Sua história será contada em uma palestra ministrada pela educadora da Associação Cultural Afroketu, Ana Amélia Damião.

Dados

Segundo dados do IBGE, a população negra corresponde a mais da metade dos brasileiros: 54%.  No entanto, é a população que mais sofre com a desigualdade social e o preconceito. E quando se trata das mulheres negras a situação é ainda alarmante. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo, 15 ficam na América Latina e no Caribe.  Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher.

Homenagens

Ana Amélia Damião, Suely de Melo Pastoriza, Maria da Conceição de Souza Santos e Tereza de Jesus Lima serão homenageadas durante o evento. Foram escolhidas por representarem a luta da mulher negra, sua cultura e a religião.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter