X

Cotidiano

Frota de veículos no Estado de São Paulo cresce 161% em 20 anos

Em Santos, o crescimento foi de 38%: a frota na cidade passou de 221.490 veículos em 1997 para 306.404 em dezembro de 2017

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Santos, o crescimento no número de veículos foi inversamente proporcional ao de acidentes / Rodrigo Montaldi/DL

O número de veículos registrados no Estado de São Paulo aumentou 161% desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) apontam que o Estado passou de 11.197.440 para 29.164.426 veículos.

 “O grande número de veículos registrados faz com que nos preocupemos ainda mais com a segurança no trânsito. A formação dos condutores e o cuidado com os hábitos do cidadão é estritamente necessária, para que esse crescimento não represente mais riscos à vida”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

As estatísticas contemplam todos os tipos de veículos: ciclomotor; motoneta; motocicleta; triciclo; micro-ônibus; camioneta; camionete; utilitários; carros; ônibus; caminhões; reboques; semirreboques e outros.

Em Santos, o crescimento foi de 38%: a frota na cidade passou de 221.490 veículos em 1997 para 306.404 em dezembro de 2017. De acordo com os dados fornecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, o crescimento no número de veículos foi inversamente proporcional ao de acidentes: em 1997 foram registrados 12.402 acidentes de trânsito na cidade. Em 2017, foram 5.685, uma redução de 54,16%.

“Acompanhamos com atenção a questão da mobilidade urbana em um cenário onde cada vez mais veículos estão nas ruas. Precisamos pensar que, se por um lado nossa frota aumentou, por outro a cidade está cada vez mais verticalizada e as ruas são as mesmas”, aponta o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rogério Vilani.

De acordo com ele, medidas como a proibição do estacionamento em algumas vias de muito fluxo e mudanças no estacionamento regulamentado são benéficas para garantir maior fluidez no trânsito da cidade. “A educação para o trânsito também é essencial para que Santos siga reduzindo o número de acidentes”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter