X

Cotidiano

Fórum Nacional de Segurança termina nesta quinta-feira

Neste primeiro dia, a Prefeitura lançou o aplicativo 'Guarujá Cidadão', um canal para que munícipes façam denúncias ou chamados de ocorrências

Da Reportagem

Publicado em 25/04/2018 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Autoridades de todo o País prestigiaram o primeiro dia de evento / Divulgação/PMG

Termina nesta quinta-feira (26), em Guarujá, a 16ª edição do Fórum Nacional de Segurança Municipal. O evento, que teve início na quarta-feira (25), no Delphin Hotel (Avenida Miguel Stéfno, 1.295), visa à troca de experiências acerca da preocupação da segurança pública no Brasil.

Autoridades de todo o País prestigiaram o primeiro dia de evento, como representantes de Fortaleza, Cotia, Limeira e Macapá. O Fórum Nacional reúne prefeitos, secretários municipais de Segurança, comandantes de corporações e grupamentos civis e militares, lideranças políticas, entre outras entidades ligadas à questão da segurança.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, falou da alegria na realização de um evento desse porte. "Momento oportuno para o compartilhamento de experiências. A segurança pública é um dos principais problemas do nosso País. Por isso, é uma honra recebê-los em nossa Cidade. Desejo que sejam dias de profícuo trabalho", saudou Suman.

Neste primeiro dia de evento, a Prefeitura de Guarujá lançou o aplicativo: "Guarujá Cidadão". Nele, os munícipes poderão fazer denúncias e chamados, cujas informações serão enviadas a uma plataforma de segurança integrada. A ferramenta dispõe ainda de outras funcionalidades como alertas de emergência para áreas de riscos ou atingidas por desastre.

Segundo o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves, "o munícipe poderá, ao ver uma atitude suspeita, filmar, fotografar e até enviar áudio através do aplicativo. A GCM ao atender a solicitação enviará uma equipe mais próximo ao local da ocorrência", comentou.

O Fórum contou ainda com a apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal. A quarta-feira teve ainda assembleia geral de comandantes da Conferência Nacional das Guardas Municipais (CONGM) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), mais painel de debates com os temas: "Soluções tecnológicas e cidades inteligentes para a segurança municipal" / "Cidades Inteligentes, Comunicação e Cyber Segurança".

Confira a programação desta quinta-feira (26):

10h - 2° Painel de debates: "Matriz curricular e consórcios regionais de formação dos efetivos municipais" / "Métodos alternativos de justiça no âmbito do Sistema Municipal de Segurança"

12h – Almoço.

14h30 - 3° Painel de debates:

"Pacto federativo e o financiamento do Sistema Único de Segurança Pública" /

"Plano Municipal de Proteção Urbana" / "Desafios da Participação dos Municípios no Plano Nacional de Segurança"

17h – Encerramento deliberações e aprovação do Relatório Geral

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter